Astronomia

Fenômeno raro: alinhamento de 6 planetas acontece nesta terça

Alinhamento de 6 planetas poderá ser visto do Brasil nesta terça-(21); fenômeno planetário de 7 planetas vai ocorrer em fevereiro

Planetas (imagem gerada por inteligência artificial)
Foto: Freepik

Seis planetas estarão alinhados na noite desta terça-feira (21). O fenômeno raro que coloca Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno à vista ao mesmo tempo no céu poderá ser visto do Brasil.

Este será o primeiro fenômeno astronômico de 2025. Um acontecimento ainda mais raro está previsto para ocorrer em fevereiro, quando sete planetas vão estar alinhados.

LEIA TAMBÉM:

Dono de lancha e piloto são indiciados por explosão que matou capixabas no RJ

Guarapari dá 20% de desconto no pagamento do IPTU 2025

Janeiro Branco: Como a felicidade ajuda a evitar o adoecimento mental

O alinhamento de planetas não quer dizer que eles estarão necessariamente em linha, mas sim que os astros estarão do “mesmo lado” do Sol. Assim, eles aparecem no mesmo campo de visão ao mesmo tempo.

Quatro dos seis planetas poderão ser vistos a olho nu: Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Urano e Netuno, os dois planetas mais distantes da Terra no nosso Sistema Solar, poderão ser vistos apenas através de um telescópio.

Como ver o fenômeno?

Quem quiser acompanhar o fenômeno pode observar logo após o pôr do sol, pois alguns planetas poderão “sumir” de vista logo por volta das 21h. A previsão é de que Vênus, Saturno e Netuno se ponham entre 21h e 22h30.

Para observar o alinhamento planetário, é importante que o céu esteja limpo. Se a previsão do tempo for de chuva ou nublado, será difícil ver o fenômeno.

Os interessados também devem encontrar um local aberto e com poucos obstáculos e poluição luminosa, para facilitar a observação.

Olhar para o céu a olho nu também pode ajudar a ter uma visão mais ampla do espaço. A dica é utilizar o telescópio para observar pontos ou áreas específicas e, claro, conseguir ver Urano e Netuno.

Para aqueles que não são muito familiarizados com astronomia, pode ser mais difícil identificar cada planeta no céu.

Por isso, é recomendado que se use um aplicativo de astronomia. Alguns podem ser baixados no próprio celular gratuitamente.

Onde estará cada planeta?

  • Marte: o Planeta Vermelho estará na constelação de Gêmeos, no horizonte leste;
  • Júpiter: o maior planeta do nosso Sistema Solar vai estar um pouco acima de Marte, na constelação de Touro;
  • Saturno: o planeta e seu anel poderão ser vistos no horizonte oeste, na constelação de Aquário;
  • Vênus: o menos planeta do Sistema Solar vai aparecer bem perto de Saturno, também na constelação de Aquário;
  • Urano: visível apenas com uso de equipamento, ele estará próximo de Júpiter, na constelação de Áries;
  • Netuno: o planeta mais distante da Terra também será visível apenas com telescópio, na constelação de Peixes, bem perto de Vênus e Saturno.

Com informações de Starwalk