Carnaval

Assediômetro: campanha no ES mostra quando cantada vira crime

Campanha contra o assédio no Carnaval 2025 reforça a segurança das mulheres com ações educativas e tem até um Assediômetro

Leque assediômetro Espírito Santo
Leque do "assediômetro". Foto: Lucas Gaviorno/Folha Vitória

O Carnaval de Vitória começa nesta sexta-feira (21), e além da festa e dos desfiles no Sambão do Povo, a edição deste ano contará com uma nova edição da campanha “Não é Não Todos os Dias, Em Todos os Lugares”, promovida pela Secretaria Estadual das Mulheres.

A novidade deste ano é o Assediômetro, um leque informativo que traz uma espécie de um termômetro que mostra quando uma cantada pode configurar crime.

LEIA TAMBÉM:

Carnaval de Vitória: Bloco da Ufes abre desfile do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: Transcol terá linhas especiais e reforço de ônibus

Desfiles no Sambão do Povo terão surpresas com nova iluminação

Assediômetro: suporte às vítimas durante a folia

A campanha contará com atividades de conscientização e suporte às vítimas durante todos os dias de festa. Ela começa nesta sexta-feira (21), dia do início do Desfile das Escolas de Samba no Sambão do Povo, onde será montado o Espaço Mulher Viva+ nos camarotes.

As equipes de segurança do Sambão do Povo passaram por treinamentos para seguir o protocolo “Não é Não”.

Um dos materiais distribuídos pela campanha é o Assediômetro, uma espécie de guia no formato de leque, que diferencia uma paquera de um assédio. O termômetro do assédio é dividido em três cores.

  • Verde: indica uma abordagem respeitosa, como iniciar uma conversa e demonstrar interesse.
  • Amarelo: sinaliza comportamento inadequado, como insistência após a recusa, olhares invasivos e contatos físicos indesejados.
  • Vermelho: representa casos graves de assédio, incluindo beijos forçados, uso de expressões ofensivas e qualquer tipo de violência sexual.

Além disso, o leque contém orientações sobre os pontos de apoio ao longo do circuito do carnaval. Também serão entregues tatuagens temporárias, com mensagens de conscientização e um quiz interativo na entrada do evento, que premiará participantes com brindes temáticos.

Reforço nas ações para evitar o assédio

O objetivo da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, é a garantia da segurança das mulheres durante no carnaval.

Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres possam aproveitar o Carnaval e qualquer outro evento com segurança e respeito. Espaços públicos devem ser livres de assédio, e por isso, estamos reforçando as ações não apenas no Carnaval, mas em eventos ao longo do ano.

Veja o Assediômetro:

Foto: Divulgação/Governo do ES

O protocolo “Não é Não” existe desde 2023, com diretrizes de prevenção e combate à violência de gênero em espaços que vendem bebidas alcoólicas, como boates, bares e shows.

Confira as medidas do “Não é Não”

  • Implementação de segurança específica para proteger mulheres;
  • Atendimento prioritário às vítimas;
  • Respeito total às decisões da vítima;
  • Garantia de suporte imediato por parte dos estabelecimentos;
  • Proteção contra o agressor e protocolo de ação após a denúncia.

A campanha será levada para outras regiões do Estado, não sendo exclusiva da Grande Vitória, tendo o apoio dos Centros e Núcleos Margaridas. Em Vitória, a campanha acontece nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Sambão do Povo, e entre os dias 1° e 4 de março, durante o Carnaval de Rua de Vitória.

A iniciativa conta com 5 principais atividades, que são: distribuição de materiais informativos com canais de denúncia, equipes especializadas em pontos estratégicos para orientar o público, jogos educativos sobre consentimento e combate à violência, espaço Mulher Viva+ nos camarotes para acolhimento e suporte e treinamento de profissionais do Carnaval para lidar com situações de assédio.