Carnaval

Carnaval de Vitória 2025: ouça os sambas-enredos de todas as escolas

As 19 escolas de samba capixaba cruzam a passarela do samba a partir da noite de sexta-feira (21)

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

A partir desta sexta-feira (21), as 19 agremiações do Carnaval de Vitória vão atravessar o Sambão do Povo e espalhar brilho e alegria.

O Folha Vitória listou abaixo os sambas-enredos para ajudar os foliões a chegarem na avenida com a letra na ponta da língua.

GRUPO ESPECIAL

Unidos de Jucutuquara

A Unidos de Jucutuquara vai abrir os desfiles do grupo especial com o enredo “Pulsar da Vida“. A escola de samba da Capital terá Edu Chagas como o intérprete oficial. O samba-enredo foi composto por Arthur Nicolau, Gabriel Nicolau, Kaike Santanna, Ariel Rodrigues, Vinicius Moraes e André Nicolau.

Chegou o Que Faltava

A escola de samba da Grande Goiabeiras, em Vitória, vai levar o enredo “Da lama sai muito barulho“. Igor Vianna é o intérprete oficial. O samba-enredo deste ano foi composto por Júnior Fionda.

Unidos da Piedade

A Unidos da Piedade terá o “Ibeji” como tema do enredo. Kléber Simpatia e Luiz Felipe serão os intérpretes oficiais da “mais querida”. O samba-enredo deste ano foi composto por Jefinho Rodrigues, Lourival das Neves, Gibson Muniz, Sérgio Índio, Marquinho Gente Bamba, Xanxan e Gilson Bernini.

Mocidade Unida da Glória (MUG)

O enredo da Mocidade Unida da Glória para o Carnaval de Vitória 2025 é “O guerreiro da capa encarnada, Jorge do povo brasileiro“. A agremiação de Vila Velha terá Thiago Brito e Ricardinho da MUG como intérpretes oficiais. O samba-enredo foi composto por Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Fernando Brito, Gigi da Estiva, Rogerinho do Cavaco, Marcos Bittencourt, Carlos Jarjura, Rodrigo Gauz, Ana Werka, Mauricio Amorim, Thiago Meiners e Cassius Macaé (in memorian).

Novo Império

Neste ano, a Novo Império vai levar para o Sambão do Povo “Às voltas que a vida dá“. Danilo Cézar é o intérprete oficial. O samba-enredo foi composto por Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Eduardo Lima, Fernando Brito, Carlos Jarjura, Artur Kadratz, Thiago Meiners, Rodrigo Carvalho e Raphael Prates.

Independente de Boa Vista

A Independente de Boa Vista vai levar para a avenida o enredo “Os olhos do mundo, assombros de Sebastião Salgado“. Emerson Xumbrega é o intérprete oficial. O samba-enredo para o desfile foi composto por Roberth Melodia, Fernando Brito, Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Thiago Brito, Nellipe Costa, André Filosofia e Ronny Potolski.

Imperatriz do Forte

De volta ao grupo especial este ano, a Imperatriz do Forte vai levar o enredo “Só quem sabe onde é Luanda, saberá lhe dar valor” para o Carnaval de Vitória. Thiago Meiners, Lucas Donato, Dodô Ananias, Gustavinho Oliveira e Rafael Tubino compuseram o samba-enredo que terá Dodô Ananias como intérprete.

GRUPO DE ACESSO A

Rosas de Ouro

A Rosas de Ouro abre o Carnaval de Vitória 2025 com enredo sobre o Casarão de Carapina. Letícia Jesus, única mulher intérprete oficial entre as agremiações capixabas, dará voz ao samba composto por Rafael Mikaiá, Roberth Melodia e Sylvio Poesia.

Império de Fátima

O tigre da Serra será a segunda escola de samba a desfilar neste ano. A Império de Fátima vai levar o enredo “Arte popular na Corte Imperial“. O samba-enredo foi composto por Katrina Persi, Bruna Medeiros, Thiago Tarlher, João Vidal, Cosme Araújo, Thiago Daniel, Cláudio Vagareza, Edgar Mendes, Vlad AKS, Thiago Martins, Gylnei Bueno e Mauro Naval. Marcio Diola é o intérprete oficial.

Mocidade da Praia

A Mocidade da Praia vai levar para a avenida uma homenagem ao músico capixaba Alex Lima. O samba da escola de samba da Praia do Canto, em Vitória, foi composto por Luciano de Paula, João Machado, Felipe Viana e Eder Bulhões. O intérprete oficial da escola é Guilherme Kauã.

Independente de Eucalipto

Linhares será tema do enredo da Independente de Eucalipto. Neno Bahia é o intérprete oficial e dará voz ao samba-enredo composto por Lourival das Neves, Marquinho Gente Bamba, Xanxan, Léo Peres, Alan Vinícius e Jefinho Rodrigues.

Andaraí

A Andaraí levará o Mercado da Capixaba e sua história para o Sambão do Povo. Emerson Dias será o intérprete oficial da “venenosa de Santa Martha”. O samba-enredo foi composto por Danilo Cezar, Gabriel Nicolau, Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Fredy Vianna, André Filosofia, Alcides Junior, Leandrinho LV, Dema e Ronny Potolski.

Independentes de São Torquato

A Independentes de São Torquato aposta na sorte para o seu desfile neste ano. A escola de samba de Vila Velha terá Vlad Aks e Diego Nascimento como intérpretes do samba composto por Dudu Martins, Dimmy de Oliveira, Dilsinho, Guilherme Vieira, Vinicius Carvalho e Magrinho.

Pega no Samba

A Pega no Samba encerra a primeira noite de desfiles. A escola de samba de Vitória vai levar as sereias de Zambi para a avenida. O samba-enredo foi composto por Bruna Medeiros, Fabíola Guimarães, Bebeto, Gil, Miquimba, Skolzinho e Bichão. Breno Almeida é o intérprete oficial.

GRUPO DE ACESSO B

Unidos de Barreiros

A Unidos de Barreiros será a primeira escola de samba a desfilar pelo grupo de acesso B no Carnaval de Vitória. A escola de samba terá a chegada dos africanos na Capital capixaba como enredo. Tuninho Azevedo, Girão, Neyzinho do Cavaco, Edmundo Aylor e Sérgio Anderson são os autores do samba que terá Yury Freitas como intérprete.

Mocidade Serrana

Segunda escola do grupo de acesso B a desfilar neste ano, a Mocidade Serrana levará o enredo “Uma incrível viagem ao fantástico reino das cores” para a avenida. O samba-enredo composto por Lourival das Neves, Jefinho Rodrigues, Marquinho Gente Bamba, Gibson Muniz, Leo Peres e Xanxan terá Marcelinho Simplicidade como intérprete oficial.

Tradição Serrana

A Tradição Serrana vai levar os foliões do Sambão do Povo em uma “viagem no tempo”. A escola de samba da Serra terá os anos de 1990 como enredo. O samba-enredo foi composto por Roberth Melodia, Vinícius Moraes, Alex do Cavaco, Lira, Ariel Rodrigues e Felipe Machado. Michel Felipe é o intérprete oficial.

Chega Mais

A agremiação vai levar a história de Iemanjá para o Sambão do Povo. O samba-enredo da Chega Mais foi composto por Fernando Brito, que também é o intérprete oficial, Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Xandinho Nocera e Ícaro Brito.

União Jovem de Itacibá

Última escola a desfilar neste ano, a União Jovem de Itacibá irá homenagear o ex-prefeito de Cariacica Aloízio Santos no desfile deste ano. Riquinho será o intérprete oficial da escola e dará voz ao samba-enredo composto por Matheus Neri e Thiago Brito.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.