Com desfile colorido e cheio de crianças, no ano em que celebra 70 anos, a Unidos da Piedade fez uma grande festa no Sambão do Povo. A agremiação teve como enredo os Ibejis, orixás protetores das crianças, representado por gêmeos.
A “mais querida” foi a terceira a desfilar na madrugada de domingo (23) no Carnaval de Vitória 2025. As crianças marcaram presença ao longo da avenida, no abre-alas, na bateria e teve até casal mirim de mestre-sala e porta-bandeira.
O desfile marca a estreia do carnavalesco Vitor Vasale assinando um projeto solo no grupo especial. Cheia de cor e alegria, a escola trouxe representações da infância e fez referências à festa de São Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com o Ibeji.
40 anos dando festas de Cosme e Damião
Os destaques do último carro eram Victor e Fernando Bastos, convidados pelo carnavalesco, de quem são amigos de longa data. Os gêmeos são netos de dona “Dadá”, responsável, por muitos anos, pela festa dos santos na comunidade.
Agora falecida, ela foi homenageada nas roupas dos netos, que possuíam um medalhão com a foto de Dadá e o nome do erê que ela recebia.
Nossa família foi responsável pela festa de Cosme e Damião por 40 anos, e Vitor frequentava. Ele nos convidou, dizendo que queria que a temática da nossa fantasia fosse minha vó e os erês. Não tinha nem como recusar, explicou Victor.
Eles ainda contaram que, na verdade, são de outra escola, a Chegou o que Faltava, que desfilou antes da Piedade, mas que fizeram questão de homenagear o legado da família.
“A sensação é de dever cumprido! Chorei muito, porque minha mãe estava assistindo e ela ainda não tinha visto nossa fantasia. Foi muito emocionante”, disse Fernando.
A verde, vermelho e branco do Centro de Vitória levou 1.800 componentes para a avenida, divididos em 21 alas. A Unidos da Piedade trouxe três carros alegóricos.