Carnaval

Carnaval de Vitória: Bloco da Ufes abre desfile do Grupo Especial

"Que Loucura" deve contar com 1000 participantes e vai levar a luta antimanicomial para o Sambão do Povo

Bloco que loucura
Foto: Amanda Miranda

O Bloco Que Loucura vai abrir o Sambão do Povo, no sábado (22), dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial.

Criado por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vinculado a projetos de pesquisa e extensão, o bloco vai levar a luta antimanicomial para a avenida.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa existe desde 2014 e participa do carnaval capixaba desde 2023. Neste ano, 1000 pessoas devem atravessar avenida, entre profissionais de atenção à saúde, usuários dos serviços e familiares.

Esse bloco veio com o propósito de mostrar para o mundo que a saúde mental tem que estar em todos os espaços. A cultura e música fazem muito bem para saúde mental, trazem alegria, afirmou Maria das Graças Loureiro, porta-bandeira do Que Loucura

Adriana Leão, professora do departamento de terapia ocupacional da Ufes, explicou que quem quiser participar do desfile e contribuir com o grupo, pode adquirir o abadá do bloco, que é confeccionado no centro de atenção psicossocial (CAPS) Beija-flor, em Vila Velha.

“Para a participação é desejável que seja adquirido esse abadá, sobretudo porque gera renda para os participantes que são pessoas usuárias desse serviço”, disse.

A gerente do CAPS de Laranjeiras, Betsaida Moulin destaca bloco é um instrumento de reabilitação psicossocial para pessoas que vivenciam o sofrimento psíquico ou fazem uso de substâncias psicoativas.

“Pelo poder da arte e da cultura, garantimos a essas pessoas um cuidado em liberdade, longe do isolamento manicomial, promovendo seus direitos e combatendo o preconceito”, destacou

Os interessados poderão entrar em contato com o Bloco Que Loucura pelo Instagram ou clicando aqui.

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis Editora de Entretenimento e Cultura
Editora de Entretenimento e Cultura
Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).