O Mercado da Capixaba, reinaugurado em 2024, será o tema do enredo da Andaraí no Carnaval de Vitória 2025. A escola de samba do bairro Santa Martha, em Vitória, levará a história e a importância cultural do espaço para o Sambão do Povo.
Quinta agremiação a desfilar pelo grupo de acesso A, a verde e rosa vai levar 1.100 componentes em 17 alas, dois carros alegóricos e dois tripés.
O enredo “Mercado da Capixaba: a folia verde e rosa exalta sua tradição” focará na relevância social, cultural e artística do espaço, principalmente para a sociedade capixaba na década de 1940.
LEIA TAMBÉM:
Série do Folha Vitória mostra segredos e desafios de quem faz o Carnaval no ES
Carnaval de Vitória 2025: veja a ordem dos desfiles das escolas de samba
A Andaraí busca mostrar o mercado enquanto um espaço que, não apenas vendia artigos de palha, mas era um ponto de encontro de pessoas de diversas localidades para troca de saberes, conversas e manifestações artísticas.
O carnavalesco da “venenosa de Santa Martha”, Alex Santiago explicou como a história do mercado será contada ao longo do desfile.
“A escola vem dividida em cinco setores, nos quais vamos falar do Centro de Vitória, do mar, do aterramento, da construção dos primeiros prédios e da própria construção do mercado. Vamos representar o que se vendia lá: artesanato, crochê, palha, porcelana e as iguarias. Além disso, vamos retratar os vários anos em que o Mercado da Capixaba foi deixado de lado até o incêndio. Por fim, nós trazemos essa reconstrução: como uma fênix, o mercado renasceu das cinzas“, contou.
Samba-enredo da Andaraí 2025
Compositores: Danilo Cezar, Gabriel Nicolau, Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Fredy Vianna, André Filosofia, Alcides Júnior, Leandrinho LV, Dema e Ronny Potolski.
Meu orgulho é ser capixaba!
Nessa magia hoje vou te levar!
Pra conhecer os encantos deste meu lugar!
Vitória… De braços à modernidade
Eis o futuro em cada oportunidade!
Viu nascer um mercado de cultura!
Que na sua arquitetura, retrata nossas as tradições!
Sonhos “se espalhavam” pelas ruas!
Por becos, vielas e casarões…
Mil histórias pra contar,
Vem se apaixonar
O aroma é sedutor!
Iguarias vem provar!
Quem vai querer, quem quer comprar?
Da rádio, o tom… Alma apaixonada
O gingado da mulher amada
Nas ruas, um mosaico de memórias
Segredos, testemunhas da história
E lá vem a procissão…
São Benedito dê proteção
Abençoe minha escola!
É carnaval, a galera arrepia
Num toque genial de especiarias
É chama, que jamais apagará
Nosso cartão postal
O samba te faz homenagem…
E o povo te faz imortal
Sou comunidade, Santa Martha é tradição!
A Puro Veneno, pulsando meu coração
Soa o apito, já vou!
O bonde vai partir… Canta Andaraí!