Carnaval de Vitória

Fé dos brasileiros em São Jorge é aposta da MUG para o tricampeonato

Para tentar manter o título em Vila Velha, a atual bicampeã do Carnaval de Vitória trará o santo como um padroeiro informal do Brasil para o desfile deste ano

Foto: Divulgação/ Fávio Rocha
Foto: Divulgação/ Fávio Rocha

De olho no décimo título, o terceiro seguido, a Mocidade Unida da Glória (MUG) promete emocionar os foliões no Sambão do Povo. A escola de samba de Vila Velha vai levar a relação dos brasileiros com São Jorge para a avenida no Carnaval de Vitória 2025.

O enredo sobre a fé no santo guerreiro é a aposta da escola para tentar manter o título na cidade canela-verde por mais um ano. A ideia de “O guerreiro da capa encarnada, Jorge do povo brasileiro” é retratar o santo como um padroeiro informal do Brasil.

Com uma legião de devotos, ele está presente na vida de muitos brasileiros, sejam católicos ou até mesmo de religiões de matriz africana, já que com o sincretismo religioso a imagem de São Jorge por vezes é utilizada para representar Ogum.

Léo Soares, enredista da agremiação, explica que, apesar de São Jorge já ter sido abordado em outros enredos de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, a proposta da Mocidade Unida da Glória é focar na relação do santo com os seus fiéis. A MUG não irá retratar a história disseminada mundialmente sob perspectiva europeia.

Muitas escolas já falaram de São Jorge. Nossa proposta não é trazer a história disseminada mundialmente, a história europeia, mas sim falar de São Jorge no Brasil. Ele está nos terreiros, nas igrejas, nas ruas, em bares, em escolas de samba. A MUG vai trazê-lo como um padroeiro informal do Brasil, pontou.

O desfile é mais uma parceria do carnavalesco Petterson Alves e do enredista. Com 1,6 mil componentes, três carros alegóricos e dois tripés, os “leões da Glória” terão a chegada da imagem de São Jorge ao país como ponto de partida.

Nos setores seguintes, a vermelho e branco vai retratar o sincretismo religioso e a popularização do santo que vence dragões e as mazelas da sociedade. O desfile da MUG trará ainda alas que representam grupos sociais em que São Jorge é reconhecido como padroeiro ou protetor.

A Mocidade Unida da Glória será a quarta escola a desfilar pelo grupo especial, no sábado, 22 de fevereiro.

Videocast • Carnaval no Folha Vitória

O Folha Vitória realizou uma série de videocasts com as escolas de samba do grupo especial. Confira a entrevista completa com Léo Soares abaixo:

Samba-enredo da Mocidade Unida da Glória (MUG) 2025

Meu manto é carregado de fé
Amém, axé, meu cavaleiro!
Ao seu lado eu sei, ninguém pode!
Sou eu mais um filho de Jorge
(A Mocidade é filha de Jorge)

Clareou! Anunciando a alvorada
E a sua capa encarnada cobre toda multidão
Na linha de frente, quebrando correntes
Sou eu, mais um devoto dessa legião
Enfrento os dragões do dia a dia
Com a sua companhia toda “Glória” alcançar
A guia que carrego no pescoço
E a frase tatuada em meu corpo
Contigo ao meu lado
Eu andarei vestido e armado
São Jorge guerreiro
À luz do terreiro é sincretizado

Quem vem lá de Aruanda, é meu pai Ogum
Pra vencer demanda firma o toque do adarrum
Patakori, mensageiro da paz
Saravá, Ogunhê, pro major dos orixás

E segue a procissão
Estendo a mão pra sua imagem tocar
Sua presença está por todo lugar
Em cada esquina, em cada mesa de bar
Fiel padroeiro
Rogai por nós, por todo povo brasileiro
Meu escudeiro toma a frente no caminho
Na luta nunca estou sozinho
Tenho novamente a lua como par
Faço da avenida seu altar, do samba oração
Hoje o menino se torna leão

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).