Carnaval de Vitória

Lenda do samba capixaba, Edson Papo Furado será enredo da Piedade em 2026

Intérprete da escola por mais de 20 anos, Papo Furado se tornou referência no Carnaval de Vitória

Foto: Reprodução/ Instagram @edsonpapofurado
Foto: Reprodução/ Instagram @edsonpapofurado

Referência e uma das vozes mais marcantes do Carnaval de Vitória, Edson Papo Furado será homenageado pela Unidos da Piedade em 2026. A escola de samba mais antiga da Capital capixaba anunciou a escolha do tema do enredo nesta quinta-feira (3).

A “mais querida” quer o homenagear ainda em vida. A agremiação ainda não definiu a narrativa para o desfile que destacará o talento e a irreverência de quem “arrupiou o pêlo” — grito de arrancada que Papo Furado fazia quando interprete da Piedade — de muitos sambistas.

LEIA TAMBÉM:

O desfile será assinado pelo carnavalesco Vitor Vasale. A família de Edson celebrou a homenagem e se disse honrada com o reconhecimento.

Papai sempre carregou a escola no coração. Ele vive para o samba. Quando chegava a época do Carnaval, ele vivia o enredo, as fantasias, as alegorias. Ele respirava a Unidos da Piedade. E saber que ele será o enredo o deixa ainda mais apaixonado nessa agremiação, que foi o fio condutor que ligava a vida dele. Nós, filhos e familiares, estamos muito felizes e honrados com essa homenagem“, disse a filha Edilene Rodrigues Nascimento, uma das seis filhas, ao Folha Vitória.

Natural da Serra, Edson Rodrigues Nascimento, o Papo Furado, completou 86 anos em março. Um dos fundadores da Piedade, ele foi o primeiro intérprete da agremiação e se manteve no posto por mais de 20 anos.

Baluarte do samba capixaba, em 2024, ele precisou ser hospitalizado após sofrer um infarto e um acidente vascular cerebral (AVC) e não desfilou.

No desfile de 2025, quando a escola teve os Ibejis como enredo, Papo Furado foi um dos destaques da segunda alegoria, que recebeu o nome de “Os Ibejis enganam a morte”.

Edson Papo Furado no desfile da Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória 2025. (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória).
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.