Entretenimento e Cultura

Desfiles do Carnaval de Vitória começam nesta sexta-feira. Confira o que as escolas prepararam!

Desfilam pelo Grupo de Acesso as escolas Tradição Serrana, Barreiros, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, São Torquato, Chega Mais e Chegou o que Faltava

Desfiles do Carnaval de Vitória começam nesta sexta-feira. Confira o que as escolas prepararam!

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória começam nesta sexta-feira (02), às 22h, no Sambão do Povo, com a apresentação de sete escolas de samba do Grupo A e duas da Fecapes. A campeã do A terá vaga garantida no Grupo Especial no próximo ano.

Os desfiles seguirão a seguinte ordem: Tradição Serrana, Barreiros, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, São Torquato, Chega Mais, Chegou o que Faltava, Império de Fátima e União Jovem de Itacibá . Cada agremiação terá que realizar o desfile no tempo mínimo de 50 e máximo de 60 minutos. 

Tradição Serrana

A escola da Serra irá desfilar com dez alas, dois carros alegóricos e 1200 componentes para desenvolver o enredo “Abaixo a opressão…Tradição canta ao Rei dos Palmares”. Terceira colocada no último carnaval, a agremiação irá apresentar, segundo o presidente Vinícius Caran, um desfile compacto para brigar pelo título. Entre as principais armas da escola para o Carnaval 2018 estão o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Eduardo Belo e Evelyn, e a interação entre Brasil e Japão. Pois, além da porta-bandeira, a escola também possui rei, rainha e alguns foliões vindos da “Terra do Sol Nascente”.

Barreiros

A promessa da nova diretoria da Unidos de Barreiros, 5º colocada no último carnaval, é de um desfile de plástica interessante e sem erros técnicos. Dessa forma, a escola pretende brigar pelo título do Grupo A do Carnaval Capixaba. O enredo escolhido para este ano é “Se Deus é Brasileiro… É Capixaba e pintou Piúma!”, uma homenagem ao município do litoral-sul do Espírito Santo. E segundo o diretor de carnaval/harmonia da agremiação, Luiz Felipe Costa, há um total investimento na estética do desfile.

Rosas de Ouro

Reformulação. Essa é a palavra que conduz os trabalhos da Rosas de Ouro para o carnaval 2018. A escola de samba da Serra, que ficou na 8º colocação no último carnaval, escolheu o enredo “Espírito Santo, o Filho Mestiço Deste Gigante Chamado Brasil” para apresentar, o que promete ser, um grande desfile no Sambão do Povo.E entre as apostas da agremiação está a interação com o Carnaval do Rio de Janeiro. É de lá que vem o renomado intérprete Nêgo, que possui passagens pela Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Salgueiro; o carnavalesco Plínio Santos; o coreógrafo da comissão de frente, Hélder Sátiro e um dos melhores casais de mestre-sala e porta-bandeira do Brasil, Raphael e Denadir, que defendem a Vila Isabel no Carnaval Carioca.

Imperatriz do Forte

Com o enredo “Sou Imperatriz, sou Capixaba com fé”, a Imperatriz do Forte elabora um desfile emocionante para o carnaval 2018. A escola, que quase venceu o Grupo A no último ano, ficando na segunda colocação, promete brigar pelo título.Para isso, a escola reformulou alguns quesitos. Entre as novidades estão o intérprete Artur Kadratz e Luciano Coelho na Comissão de Frente. Além disso, a escola manteve o experiente carnavalesco Alex Santiago, o mestre de bateria Vitor Rocha e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel Fraga e Gabriela. 

São Torquato

A Independentes de São Torquato, cinco vezes campeã do Carnaval Capixaba, irá desfilar em 2018 com o enredo “Mulher Independente, capitoa a comandar. Luísa Grinalda a independentes vai cantar!”, uma homenagem a primeira governadora do Espírito Santo. A agremiação de Vila Velha, que foi campeã pela última vez em 1992, ficou na 6º colocação do Grupo A em 2017.

Chega Mais

Sexta colocada no Carnaval 2017, a Chega Mais promete realizar um grande desfile apostando no enredo “Sertão. Sol, seca e alegria… A saga de um povo valente, festeiro, e lutador”. Para 2018 a escola terá algumas novidades. A estreia do intérprete Leonardo Reis, da rainha Gerusa Barcelar, além da nova formação do primeiro casal, composto por Sandro Souza e Delma Vieira. 

Chegou o que Faltava

Um carnaval mais grandioso e a disputa pelo título do Grupo de Acesso do Carnaval Capixaba. Essas são as promessas da diretoria da escola de samba Chegou o que Faltava para 2018. Quarta colocada no carnaval 2017, a agremiação aposta na homenagem a uma das maiores sambistas da história da música brasileira, Jovelina Pérola Negra, para conquistar jurados e o público no Sambão do Povo. Além disso, a escola aposta na chegada do Mestre de Bateria Jean de Pilares e do experiente intérprete Marcinho Diola. Sem falar na presença de David Brazil, que desfila como muso da agremiação pelo segundo ano consecutivo.

Império de Fátima

Sediada no Bairro de Fátima, no município da Serra, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Império de Fátima foi fundado em 2013 e desfilou como convidada em 2016, no Sambão do Povo. Com o enredo “O tigre encontra o leão no lugar que eu sempre quis! Na avenida meu irmão, vou abraçar. Viver a igualdade e ser feliz!”, a escola irá desfilar com 800 componentes, dois carros alegóricos e a presença do intérprete Quinho, ex-Salgueiro, como uma das grandes atrações do desfile.

União Jovem de Itacibá

A União Jovem de Itacibá foi fundada em 1976 e também foi a primeira escola de samba de Cariacica a chegar bem perto de vencer o Carnaval Capixaba, perdendo o título no quesito cronometragem em 1981. A última vez que a agremiação desfilou foi em 1992, quando houve uma paralisação de 5 anos nos desfiles das escolas de samba de Vitória. No retorno ao Carnaval Capixaba, a escola escolheu o enredo “A União anuncia é Primavera”, que será desenvolvido em 13 alas e dois carros alegóricos.