Carnaval de Vitória

Novo Império vai enaltecer a cultura africana e indígena em desfile de 2026

Escola de samba de Vitória vai levar a essência negra e indígena, além de destacar a força ancestral feminina

Novo Império terá “Aruanayê, guardiãs dos mistérios ancestrais” como enredo no Carnaval de Vitória 2026. (Foto: Divulgação).

Os preparativos para o Carnaval de Vitória 2026 já começaram. A Novo Império, escola de samba da Capital, anunciou nesta segunda-feira (31) o enredo que levará para o Sambão do Povo no próximo ano.

Aruanayê, guardiãs dos mistérios ancestrais” mostrará o encontro das xamãs africanas com as guerreiras indígenas no território capixaba. A azul, rosa e branco de Caratoíra quer enaltecer a essência das culturas negras e indígenas.

Em busca do oitavo título, a agremiação quer destacar no desfile a força da união dessas mulheres, que usaram da dor da opressão provocada pelos colonizadores brancos para formar a aliança de Aruanayê.

Trata de uma narrativa anti-hegemonica e decolonial. Ambas vão combater as forças ocultas na defesa das nossas riquezas minerais. Nesse contexto, veremos alguns enfrentamentos espirituais“, adiantou o carnavalesco Osvaldo Garcia ao Folha Vitória.

Seguindo a tradição de ocorrer no fim de semana que antecede o carnaval nacional, os desfiles das escolas de samba capixabas devem acontecer em 6, 7 e 8 de fevereiro.

Enredo da Novo Império para o Carnaval de Vitória 2026

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.