A segurança na Grande Vitória deve ser reforçada nas próximas duas semanas, quando acontecem o Carnaval de Vitória, entre os dias 21 a 23, e durante o carnaval nacional, que tem início em 1º de março.
Para isso, serão realizadas duas operações especiais. A primeira delas, neste fim de semana, denominada “Operação Desfile”, que pretende reforçar a segurança no Sambão do Povo e arredores, onde acontecem os desfiles das escolas de samba do Espírito Santo.
A expectativa é que 40 mil pessoas compareçam ao Sambão no decorrer dos três dias de desfile, por conta disso, 1.200 agentes serão responsáveis por reforçar a segurança.
LEIA TAMBÉM:
- Aquaviário vai funcionar de madrugada no Carnaval de Vitória
- Carnaval de Vitória: Transcol terá linhas especiais e reforço de ônibus
- Carnaval de Vitória: veja interdições e saiba como chegar no Sambão do Povo
Serão 561 policiais militares, 164 policiais civis, 95 bombeiros, além dos 361 agentes da Guarda Municipal de Vitória, que instalou uma central de videomonitoramento no Sambão.
Conseguimos montar um posto integrado. Teremos 53 câmeras em funcionamento no Sambão do Povo e em todo o entorno, nas entradas e saídas. Temos o acompanhamento das pessoas quando chegam e quando saem. Esse trabalho integrado traz a otimização dos recursos, porque conseguimos dispor nossas viaturas e equipes no terreno e ampliar a nossa atuação, disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni.
As guardas municipais de Cariacica, Vila Velha e Serra também vão atuar, dando apoio logístico às escolas de samba das respectivas cidades.
Haverá reforço de policiamento também nos bairros Santo Antônio, Caratoíra e Vila Rubim, com viaturas da Guarda e da PM.
A Polícia Civil vai ampliar a capacidade de atendimento das delegacias de Santo Antônio e Regional de Vitória. Drones também serão usados.
Segurança também intensificada no interior
A segundo operação, denominada “Operação Carnaval” terá início com o começo do calendário oficial do Carnaval no Brasil, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, serão mais de 9.600 policiais militares nas ruas.
Deste contingente, metade estará disposta na Região Metropolitana e o restante no interior do Estado.
Além dos militares, haverá também cerca de mil policiais civis, mil bombeiros e 870 guarda-vidas trabalhando em todo o Estado.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, afirma que o trabalho da PM no Carnaval não irá intervir com o patrulhamento ordinário.
A Polícia Militar vai trabalhar com as outras forças de segurança, nos dois eventos iremos empenhar mais de 9.600 policiais, sem nem prejuízo ao policiamento ordinário, aquele que acontece diariamente em todo o Estado. Nosso foco são os locais onde há grandes aglomerações de pessoas, com tropa especializada, nos balneários e no interior do Estado, disse.
Além disso, segundo o comandante, haverá operações voltadas prioritariamente para coibir crimes e acidentes no trânsito.
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record.