Carnaval

VÍDEO | Sebastião Salgado celebra título da Boa Vista e defende MST

Nesta semana, a agremiação e o MST foram alvos de críticas e nota de repúdio pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB)

Foto: Carol Poleze
Foto: Carol Poleze

O fotojornalista Sebastião Salgado, homenageado no enredo pela Independente de Boa Vista, campeã do Carnaval de Vitória 2025, parabenizou a escola e defendeu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o fotógrafo elogiou o desfile da escola. O desfile contou com uma ala representando o MST, movimento importante na história do fotógrafo. Os registros do MST por Sebastião viraram livro e exposição mundialmente conhecidos.

Leia também:
> Presidente da Boa Vista dedica título à musa que morreu e agradece apoio de Euclério
> Prefeitura mantém repúdio à escola de samba que teve ala do MST, mas recua de punição
> Andaraí é a campeã do grupo A e retorna à elite do Carnaval de Vitória

Salgado comentou sobre o samba-enredo e os elementos do desfile, comemorou o título da escola e forneceu informações sobre o MST.

“Foi uma homenagem sublime, pura, ligada ao povo do Espírito Santo. Com samba-enredo maravilhoso, lindo. Agradeço muito. Fiquei felicíssimo com a participação de uma pequena ala do MST. Eu respeito profundamente esse movimento. É uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina. Conseguiu alocar centenas de milhares de famílias em uma terra para trabalhar, vivendo de forma digna e criando propriedades rurais ecológica. Produzem alimentos puros e plantam árvores”, disse.

Nesta semana, a agremiação e o MST foram alvos de críticas e nota de repúdio pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). Ele chegou a dizer que não repassaria mais recurso para a Águia Furiosa, como é conhecida na comunidade.

A prefeitura, no entanto, recuou da decisão, mas manteve repúdio ao Movimento Sem Terra.

Veja o vídeo de Sebastião Salgado:

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).