Clima

Brasil Verde e Califórnia firmam acordo para enfrentar mudanças climáticas

O documento não gera obrigações legais, porém é um compromisso de colaboração no enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas

Casagrande segura o memorando assinado por Gavin Newsom. Fotos: Helio Filho/Secom e Governo da Califórnia
Casagrande segura o memorando assinado por Gavin Newsom. Fotos: Helio Filho/Secom e Governo da Califórnia

O Consórcio Brasil Verde e o governo da Califórnia firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a cooperação no enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas, biodiversidade e poluição. 

A assinatura, que aconteceu na última quinta-feira (27), foi entre o presidente do Consórcio e governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o governador da Califórnia, Gavin Christopher Newsom.

Leia Mais:

Ministério da Agricultura revoga exigência de carimbo em ovos vendidos ao consumidor

Estado trabalha para inserir todos os municípios na área da Sudene

Competitividade e Crescimento: Os Impactos do Open Investment

Mudanças climáticas: fomento de projetos sustentáveis

O acordo tem como objetivo promover a resiliência e a adaptação às mudanças climáticas, além de fomentar projetos sustentáveis que apoiem tanto o desenvolvimento econômico quanto a proteção ambiental.

O memorando também tem iniciativas focadas em energia limpa, economia circular, gestão de água e descarbonização do transporte.

Articulação teve apoio do R20

O presidente do R20 (Regions of Climate Action) estava presente na assinatura do documento. Ele articulou e deu apoio nas negociações. O R20 é uma organização parceira do Consórcio Brasil Verde e foi um importante interlocutor na negociação.

Essa é uma oportunidade histórica para unir esforços e compartilhar conhecimentos entre os estados brasileiros e a Califórnia, que é uma referência no combate às mudanças climáticas. O acordo não só reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também destaca a importância da participação ativa de todos na construção de soluções que beneficiem nosso planeta. Um acordo que envolva os entes subnacionais brasileiros com a Califórnia reforça nosso desejo de trabalhar em conjunto, declarou Renato Casagrande.

O governador Gavin Newsom também destacou a relevância da colaboração internacional, especialmente após os incêndios que atingiram a cidade de Los Angeles neste ano. 

Os incêndios em Los Angeles são mais um lembrete devastador de quão real é nossa crise climática e de quão vital é colaborar com governos ao redor do mundo. Juntamente com esses 21 estados brasileiros, a Califórnia está comprometida em avançar um plano de ação ousado e colaborativo que combate a poluição, protege a saúde e a segurança pública, e cria empregos bem remunerados, afirmou Newson.

O acordo não gera obrigações legais entre as partes, porém é um compromisso de colaboração. A duração é de quatro anos, com possibilidade de renovação.