Temporada de estreia da Cia. de Teatro Urgente com “Armazén Viktória”
A Cia. de Teatro Urgente, do diretor e coreógrafo Marcelo Ferreira, abre curta temporada de estreia do seu mais recente espetáculo “Armazén Viktória”, dias 3 e 4 de Agosto, no Teatro da Ufes. A criação em parceria com o Coletivo Marcas D’água, do Rio de Janeiro, tem participação de Marcela Cavalini e Ara Nogueira no elenco, junto à artistas convidados pela companhia.
Fundada em 2003, a Cia de Teatro Urgente traz em sua matriz a pesquisa do corpo em relação à referências nas artes visuais, audiovisuais, performance e literatura. Além do estudo dos movimentos, Marcelo Ferreira busca o pensamento crítico ao construir a dramaturgia. Corpo e pensamento seguem juntos nessa elaboração, em diálogo com as referências e com as provocações que causam no espectador.
Durante a pesquisa sobre censura na arte, à época da composição do espetáculo “O Império da Burrice” (2023), Marcelo Ferreira encontra uma matéria no jornal Deutsche Welle sobre arte degenerada, assim denominada pelos nazistas, que saqueavam e confiscavam as obras de artistas modernos. O local de guarda desses trabalhos, nas imediações do Porto de Berlim, era chamado Armazém Viktoria.
Ao se dar conta deste fato, uma série de coincidências – como o porto e a localização geográfica – faz com que o coreógrafo e dramaturgo remeta à ilha de Vitória. Aliado a isso, o roteiro agrega referências ao documentário “Holocausto Brasileiro”, que trata do Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903, e que figurava como um verdadeiro campo de concentração.
Nesse contexto, a peça é criada numa mistura de linguagens cênicas, transitando entre o teatro, a performance, a dança e o videomapping, para evidenciar questões contemporâneas como a violência, guerras e fome a que estamos expostos. A dramaturgia dos gestos traz as referências com a dança neo-iaô do seu parceiro de anos, o artista Magno Godoy, e também a dança butoh, de Kazuo Ohno. Um trabalho de arte que explora a sensibilidade, num ambiente imersivo de imagens, sons, palavras e tecituras corporais, estudadas e improvisadas em tempo real.
Serviço:
“Armazén Viktória”, Cia de Teatro Urgente
Estreia: 03 de agosto às 19:30
Sessões: 04 agosto às 17h e às 19:30
Local: Teatro da UFES
Classificação: 16 anos
Ingressos gratuito (na bilheteria a partir de 1h antes)