Temporada de estreia da Cia. de Teatro Urgente com “Armazén Viktória”

Foto de Flávia Dalla Bernardina
Flávia Dalla Bernardina

A Cia. de Teatro Urgente, do diretor e coreógrafo Marcelo Ferreira, abre curta temporada de estreia do seu mais recente espetáculo “Armazén Viktória”, dias 3 e 4 de Agosto, no Teatro da Ufes. A criação em parceria com o Coletivo Marcas D’água, do Rio de Janeiro, tem participação de Marcela Cavalini e Ara Nogueira no elenco, junto à artistas convidados pela companhia.

Fundada em 2003, a Cia de Teatro Urgente traz em sua matriz a pesquisa do corpo em relação à referências nas artes visuais, audiovisuais, performance e literatura. Além do estudo dos movimentos, Marcelo Ferreira busca o pensamento crítico ao construir a dramaturgia. Corpo e pensamento seguem juntos nessa elaboração, em diálogo com as referências e com as provocações que causam no espectador.

Durante a pesquisa sobre censura na arte, à época da composição do espetáculo “O Império da Burrice” (2023), Marcelo Ferreira encontra uma matéria no jornal Deutsche Welle sobre arte degenerada, assim denominada pelos nazistas, que saqueavam e confiscavam as obras de artistas modernos. O local de guarda desses trabalhos, nas imediações do Porto de Berlim, era chamado Armazém Viktoria.

Ao se dar conta deste fato, uma série de coincidências – como o porto e  a localização geográfica – faz com que o coreógrafo e dramaturgo remeta à ilha de Vitória. Aliado a isso, o roteiro agrega referências ao documentário “Holocausto Brasileiro”, que trata do Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903, e que figurava como um verdadeiro campo de concentração.

Nesse contexto, a peça é criada numa mistura de linguagens cênicas, transitando entre o teatro, a performance, a dança e o videomapping, para evidenciar questões contemporâneas como a violência, guerras e fome a que estamos expostos. A dramaturgia dos gestos traz as referências com a dança neo-iaô do seu parceiro de anos, o artista Magno Godoy, e também a dança butoh, de Kazuo Ohno. Um trabalho de arte que explora a sensibilidade, num ambiente imersivo de imagens, sons, palavras e tecituras corporais, estudadas e improvisadas em tempo real.

 

Serviço:

“Armazén Viktória”, Cia de Teatro Urgente

Estreia: 03 de agosto às 19:30

Sessões: 04 agosto às 17h e às 19:30

Local: Teatro da UFES

Classificação: 16 anos

Ingressos gratuito (na bilheteria a partir de 1h antes)

 

 

Foto de Flávia Dalla Bernardina

Flávia Dalla Bernardina

Advogada em Propriedade Intelectual. Mestre em Artes Visuais pela UFES. Curadora de arte. Diretora Artística na Galeria Matias Brotas. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/ES e da OAB Federal. Idealizadora do podcast Conversa com Artista. Pesquisadora das relações entre direito e arte, sobretudo no que tange à autoria.