“Do tamanho de uma melancia!” É assim que o aposentado Valdívio Rodrigues dos Santos, de 74 anos, descreve a hérnia que tem na barriga, hoje com mais de 15 centímetros, conforme tomografia realizada em agosto de 2023.

Segundo ele, quando o problema foi descoberto, há quase cinco anos, era do tamanho de um limão.

“Era pequena, mas aí fiquei esperando a cirurgia e ficou desse tamanho. Eu sofro com isso! Pra falar a verdade, eu já pedi até a morte”, desabafou o aposentado

A saúde é um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal. “Não é razoável que o poder público leve quase cinco anos pra resolver um problema assim.

O direito à saúde é um direito social do cidadão, não é um favor feito pelo Estado. O cidadão pode recorrer à justiça para requerer que seus direitos sejam atendidos”, explicou o advogado Eduardo Fernandes.

O Conexão Justiça procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Nos prontuários do paciente constam duas tentativas para realizar a cirurgia, porém ele não estava em condições para operar, nas datas marcadas. Estava acima do peso e tinha outras intercorrências. Foi aconselhado, junto aos familiares, que o senhor Valdívio cuide da saúde para que possa realizar a cirurgia de forma segura”, destacou Tadeu Marino, subsecretário de Estado de Atenção à Saúde.

Confira no vídeo abaixo a reportagem completa do CONEXÃO JUSTIÇA sobre o caso do senhor Valdívio.

O Conexão Justiça levou o advogado Eduardo Fernandes para explicar os direitos do aposentado. Foto: Conexão Justiça

CONEXÃO JUSTIÇA

O Conexão Justiça é um projeto idealizado e apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada. Além da publicação na coluna do site Folha Vitória ES, as matérias vão ao ar na TV Vitória toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES (18h) com reprise na quinta no ES no Ar (06h30).

As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.

Para participar basta enviar mensagem de texto para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica e @marcelle_altoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *