instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

Fucape – Projeto 120% Sustentável

Projeto de Instituição de Ensino Superior de Vitória integra agenda ESG e ODS da ONU

O Instituto Fucape, liderado pela Fucape Business School, é responsável pela implementação de projetos de sustentabilidade alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que englobam 169 ações destinadas a enfrentar os principais desafios de desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. Além disso, o Instituto é guiado pelos princípios de Environment, Social, and Governance (ESG), ou seja, Ambiental, Social e Governança. 

Um dos projetos do Instituto é o Projeto Fucape 120% Sustentável, que nasceu dentro de sala de aula em 2015, alinhado com as metas globais de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto prevê que ser uma IES 100% sustentável é obrigatório e os 20% a mais simbolizam o retorno para a sociedade. Este projeto desafia a comunidade acadêmica a adotar comportamentos e práticas sustentáveis de curto, médio e longo prazo.

Usina Fotovoltaica e Política de Plástico Zero

O projeto engloba 16 práticas de sustentabilidade que atendem 13 dos 17 ODS. Uma prática marcante é a produção de energia limpa a partir de uma usina fotovoltaica, lançada em 2016, que está em consonância com quatro desses objetivos: energia limpa e acessível (ODS 7), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e parcerias e meios de implementação (ODS 17).

Ainda, por meio do projeto, o Instituto decidiu adotar na faculdade, a política de plástico zero e eliminou o uso de copos descartáveis na Instituição. Essa medida incentiva os alunos e os funcionários a utilizarem suas próprias squeezes e/ou recipientes de uso contínuo. Essa prática está alinhada aos seguintes objetivos: consumo e produção responsáveis (ODS 12), ação contra a mudança global do clima (ODS 13), e vida terrestre (ODS 15).

Assim, a Fucape, por meio desse projeto, tem se destacado por suas diversas iniciativas sustentáveis, como: separação correta de resíduos sólidos através da coleta seletiva e a destinação adequada e/ou a doação desses materiais recolhidos; biblioteca online, assinatura de contratos online, com o objetivo de reduzir o consumo de papel e, consequentemente, diminuir a quantidade de substâncias nocivas na atmosfera, causadas pela sua produção. Além de ser responsável por uma grande quantidade de resíduos sólidos dos aterros.

Além disso, há captura de água dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva para reutilização nos jardins, o que contribui ainda mais para a sustentabilidade ambiental. Outra meta do projeto que está em desenvolvimento para ser cumprida até o ano de 2030 é o reflorestamento das margens do Rio Santa Maria, que abastece boa parte da Grande Vitória.

“É preciso ser e não apenas parecer"

“É preciso ser e não apenas parecer. Desta forma, em grupos ou individualmente, TODOS nós podemos contribuir de alguma forma. Posso contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e econômica adotando práticas conscientes no meu dia a dia, como reduzir consumo de energia e água, reciclar materiais e apoiar iniciativas locais sustentáveis”, pontua Maria Goretti, Diretora Operacional do Instituto Fucape. 

Nesse sentido, fica claro a importância do compromisso contínuo e multifacetado com a sustentabilidade no qual o Instituto Fucape promove por meio do Projeto 120% Sustentável, que é guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

O exemplo da instituição de ensino demonstra que iniciativas educacionais e empresariais podem, e devem, alinhar suas práticas com metas globais de sustentabilidade. É com essa abordagem que se cria um ciclo virtuoso de práticas sustentáveis que podem gerar benefícios a curto, médio e longo prazo para a sociedade e o planeta como um todo.