instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

Foto: Leonardo Merçon/Arquivo GAB

Foto: Leonardo Merçon/Arquivo GAB

Sustentabilidade

Debate sobre educação ambiental, turismo sustentável e difusão do conhecimento na Reserva Águia Branca

A unidade de conservação ambiental vai sediar a 1ª Oficina Técnica Regional dos Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, de 25 a 27 de setembro 

Um ano e oito meses se passaram desde que a Reserva Ambiental Águia Branca recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) do Espírito Santo – certificação dada a unidades de conservação que se transformam em centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos. E ela foi a escolhida para sediar a Oficina Técnica Regional dos Postos Avançados, de 25 a 27 de setembro. O evento é o primeiro a reunir os postos avançados do Estado e dentre as autoridades do cenário ambiental com presença confirmada estão o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, o diretor-presidente do Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente), Mario Louzada, e a presidente do Conselho Nacional da RBMA, Mary Sorage.

O objetivo deste encontro é aumentar a sinergia das ações executadas pelos postos nas áreas de educação ambiental, turismo sustentável e difusão de conhecimento, promovendo uma maior integração entre esses espaços naturais, que são de grande importância para a conservação da natureza no Espírito Santo.

Foto: Leonardo Merçon/Arquivo GAB

Os Postos Avançados da RBMA

Atualmente, são nove os Postos Avançados reconhecidos no Estado pelo Conselho Nacional da RBMA: RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Águia Branca, Reserva Natural Vale, Instituto Nacional Mata Atlântica, RPPN Macaco Barbado, RPPN Reluz, Base Tamar Povoação -Linhares, Mosteiro Zen Morro da Vargem, Parque Estadual de Itaúnas e Parque Natural Municipal Morro da Pescaria.

A Reserva Águia Branca é um dos Postos Avançados mais recentes do Espírito Santo e na visão da Head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca, Adriana Denadai, sediar esta primeira Oficina Técnica se conecta com o propósito da Reserva de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável de forma colaborativa. “Estamos diante da oportunidade de compartilhar o que estamos fazendo, identificar sinergia entre projetos, trocar experiências. E para além dessa possibilidade de trabalhar em conjunto, temos um ambiente propício para esse tipo de evento. Não tenho dúvidas que esse encontro será riquíssimo!”  

Foto: Leonardo Merçon/Arquivo GAB

Sobre as Reservas da Biosfera

A Unesco, por meio do Programa Man and the Biosphere – MAB (O Homem e a Biosfera), designa as Reservas da Biosfera, por solicitação do governo de cada país membro. No mundo, existem 727 Reservas da Biosfera em 131 países. No Brasil existem sete Reservas compondo a Rede Brasileira de Reserva da Biosfera, sendo a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica a maior em extensão territorial.

Os Postos Avançados (PA) da RBMA compõe uma rede de 69 postos em 14 estados e para receber a certificação é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas de uma Reserva da Biosfera nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.