Por Cintia Dias
Sustentabilidade não é capa de proteção
A pesquisa Panorama ESG, realizada pela Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, em sua edição 2024, traz alguns dados relevantes sobre a evolução do tema entre as empresas. A partir do mapeamento com mais de 680 executivos de todo o país sobre os desafios e oportunidades da agenda ESG, é possível perceber a maturidade do tema no ambiente organizacional.
Uma excelente notícia foi o avanço da pauta nas empresas, uma vez que 71% dos respondentes afirmam adotar práticas sustentáveis, percentual 24 pontos acima em relação ao ano anterior. Também é positiva a participação dos CEOs como protagonistas deste processo nas organizações, com 77% das empresas apontando a importância de sua liderança.
Um ponto que chama a atenção é a motivação para a adoção das práticas sustentáveis, que revela quase um empate técnico: para 78% dos entrevistados, busca-se impactar positivamente questões ambientais e sociais, seguidos de 77% que procuram fortalecer a reputação corporativa. Em terceiro lugar, afirmam objetivar fortalecer a relação com stakeholders (63%).