instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

Imagem3b

Evento da ABRAPS debate o futuro da sustentabilidade global com a vitória de Trump nos EUA

A Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (ABRAPS) promove, no dia 21 de novembro, um debate online que discutirá mudanças e desafios para a agenda ESG no Brasil e no mundo após a recente eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. O evento reunirá especialistas renomados para abordar como o novo cenário político americano pode impactar as metas de descarbonização e a sustentabilidade no setor corporativo e governamental.

Com a vitória de Trump, que já manifestou sua intenção de retirar os EUA de acordos climáticos internacionais e flexibilizar regulamentações ambientais, a direção da agenda ESG passa a enfrentar incertezas importantes. Este é um momento para entender como essas novas políticas podem afetar desde negociações globais, como as realizadas na COP, até o cenário nacional e corporativo no Brasil, onde busca-se alinhar às metas de redução de emissões e sustentabilidade.

Autoridades debatem o tema

O debate contará com a presença do doutor em Sustentabilidade Marcus Nakagawa, professor e autor do livro premiado com o Jabuti 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo, que abordará a conjuntura internacional que permitiu a vitória dos republicanos e o impacto disso no mercado global. Nakagawa trará uma análise sobre como os países devem adaptar-se ao novo contexto, explicando o que são as Cúpulas do Clima (COP) e quais as influências de Trump nas relações internacionais e na agenda de sustentabilidade.

Carolina Pavese, PhD em Relações Internacionais pela London School of Economics, trará uma perspectiva global sobre as mudanças nas políticas americanas e o papel dos EUA na sustentabilidade. Pavese explicará a importância das COPs e discutirá como a influência americana pode reconfigurar as alianças e os compromissos firmados, além de explorar as possíveis implicações para o avanço do ESG nas relações internacionais.

Ricardo Mastroti, sócio da Bemtevi Investimento Social, falará sobre o posicionamento do Brasil nas frentes discutidas na COP e a evolução do ESG no país. Ele discutirá como os investidores brasileiros estão respondendo ao novo cenário global e compartilhará sua visão sobre o impacto das políticas de Trump nas empresas brasileiras e no mercado financeiro nacional, especialmente na atração e alocação de recursos em projetos sustentáveis.

A consultora Daniela Klein, diretora da KICk e do Instituto Sustentabilidade Brasil, compartilhará suas percepções após quatro meses de acompanhamento direto da campanha eleitoral americana, das eleições e do impacto da vitória dos republicanos no cenário de sustentabilidade. Klein discutirá as mudanças na comunicação de temas como COP, ESG e sustentabilidade nos Estados Unidos antes e depois das eleições. Ela também abordará como a COP tem sido apresentada no contexto americano e compartilhará sua visão sobre como a nova administração poderá influenciar os movimentos de sustentabilidade e o futuro do ESG nos EUA.

Inscrições Abertas para o Público

O evento será realizado de forma online e é aberto a executivos, profissionais de ESG e todos aqueles interessados nas novas direções do desenvolvimento sustentável global. O debate ocorre das 19h às 21h (horário de Brasília), e as inscrições estão disponíveis clicando nesse link.