Educação Infantil: como construir a relação com o conhecimento?
Quem atua profissionalmente na Educação, como é o meu caso, frequentemente se depara com dilemas trazidos por amigos ou conhecidos fora do ambiente escolar.
Lembro-me de quando uma amiga, durante uma festa de aniversário, expressou preocupação sobre um comentário feito pela professora de sua filha, uma criança de 4 anos.
A professora mencionou que a criança tinha dificuldades para pintar e desenhar dentro dos espaços delimitados. “Qual é o problema se ela não desenha nos espaços definidos? A escola, nessa idade, não deveria ser apenas um lugar para brincar?”
Foi desafiador abordar um assunto tão importante numa festa infantil, mas aqui temos a oportunidade de refletir sobre como se dá a construção do saber na vida de uma criança.
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Muitos pais questionam: “Por que devo colocar meu filho na escola se tenho alguém de confiança para cuidar dele?” Uma das primeiras respostas é que a escola introduz a criança a um mundo muito maior que seu núcleo familiar, com regras e padrões que são interdependentes.
Receber um elogio dos pais é gratificante, mas conseguir colar seu nome no lugar correto na parede, junto aos nomes dos colegas, introduz a criança a um contexto mais amplo e real. Não é surpreendente que muitas crianças, como eu no passado, chorem nos primeiros dias de escola.
Sair da proteção do ninho pode ser assustador, mas é essencial para aprender a voar e a escola oferece ferramentas cruciais para que os seres humanos alcem seus voos.
A educação infantil deve ser um período de aprendizado lúdico. A abordagem internacionalmente chamada de play-based learning, ou aprendizagem baseada em brincadeiras, é extremamente eficaz e alinhada com as competências necessárias no mundo contemporâneo.
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Reconhece-se que as crianças aprendem melhor quando estão envolvidas de maneira significativa em atividades que estimulam a exploração, a criatividade e a resolução de problemas.
Para os educadores, organizar essas “brincadeiras” é um trabalho sério, com objetivos claros de desenvolvimento infantil. Desvalorizar essa fase é como negligenciar a fundação de um prédio.
E como o desenho se relaciona com a aprendizagem? O desenvolvimento das habilidades motoras é uma das primeiras competências sistematicamente desenvolvidas na educação infantil.
Desenhar ajuda a criança a controlar melhor seus movimentos finos e a desenvolver noção espacial, preparando a base para a escrita futura e para a geometria. A escola, com seu currículo estruturado, facilita essa construção. Fora dela, quem assumiria esse papel?
Voltando à situação mencionada no início, apesar de nossos esforços para explicar a importância das observações da professora, não conseguimos mudar as percepções da família naquele aniversário.
Infelizmente, essa criança enfrentou dificuldades acadêmicas e disciplinares ao longo de sua trajetória escolar, mesmo pertencendo a uma família com bons recursos e estudando em uma escola de excelência.
Erros podem acontecer tanto em casa quanto na escola, mas, considerando que a fundação é o início de tudo, é crucial investir adequadamente nos primeiros anos ou fazer correções de rota o quanto antes.