Gamificação na Educação: transformando o ensino com elementos de jogos

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Octavio Locatelli

Antes de falar sobre o impacto da gameficação na Educação, o que é gamificação?

Gamificação é a utilização de elementos que normalmente são vistos em jogos em outros ambientes¹. Aqui podemos citar vários aspectos, que são vistos em jogos atuais, e que podem estar presentes no ambiente educacional. Por exemplo: sistemas de pontos e recompensas, níveis e desafios, medalhas e conquistas, histórias envolventes, interações e rankings.

Ensino tradicional x Ensino gameficado

Diversos aspectos podem ser evidenciados de diferenças entre o modelo de ensino tradicional e o modelo gamificado. De forma genérica, o ambiente tradicional deixa para o aluno um papel passivo, como um “recebedor de conhecimento”, enquanto no modelo gamificado o aluno tem maior motivação e é mais engajado através dos desafios e conquistas.

Outras diferenças que podem ser destacadas estão no método de avaliação que estão distribuídos em formas de micro pontuações, medalhas e progresso contínuo ao contrário do rigor das provas tradicionais, e na estrutura das aulas que são mais dinâmicas, flexíveis visando a melhor forma de aprender para os alunos.

Além desses pontos, o papel do professor também muda num ambiente gamificado. Onde ele passa a ser facilitador e um guia no processo de aprendizagem, tendo todo cuidado de preparar as aulas da melhor forma para obter o resultado esperado.

Com essas diferenças, se espera desse novo modelo, que o aluno tenha uma experiência focada na experimentação e exploração dos assuntos além da resolução prática de problemas e questões relacionadas.

E como colocar esse modelo em prática?

Não basta inserir a “cultura dos games” no ambiente educacional para se obter os melhores resultados. Pesquisadores 2 apontam para pelo menos quatro etapas para a implantação de processos de gamificação:

  1. Determinar as metas e objetivos para se alcançar com o processo;
  2. Determinar os elementos necessários para a participação dos alunos;
  3. Preparar o ambiente para a gameficação, e;
  4. Preparar o processo.

Essa abordagem requer um alto nível de preparação para que os resultados sejam otimizados. O engajamento dos alunos e a qualidade do ensino tendem a ser melhores nesses ambientes.

E os desafios?

Pensando em uma mudança no modelo de ensino, a implantação de processos gamificados tem como principal desafio a resistência de pessoas e instituições, o que pode desmotivar a mudança para um modelo menos tradicional.

Durante o processo de implantação podem ser destacados a grande necessidade de preparação e acompanhamento do processo e a garantia de inclusão de todos os alunos nesse novo modelo.

Após a implantação de atividades gamificadas o maior desafio está em manter o equilíbrio entre os elementos do jogo e conteúdo educativo que de fato deve ser o foco principal. Vale ressaltar que as metas e objetivos devem estar alinhadas previamente, como já destacado.

Qual pode ser o impacto futuro da gamificação na educação?

A gamificação já tem gerado um impacto significativo transformando o processo de aprendizagem em uma experiência mais envolvente e motivadora. E, se bem aplicada, traz resultados ainda melhores do que o ensino tradicional, ao dar uma experimentação mais prática aos alunos, o que ajuda na retenção e na capacidade de aplicar os conhecimentos.

A tendência é que haja cada vez mais uma integração entre os sistemas educacionais tradicionais e os modelos gamificados, que estão mais alinhados ao que é esperado pelos alunos, utilização de técnicas e teorias de forma prática e envolvente. Isso pode elevar a qualidade do ensino e preparar de forma mais eficaz os alunos para o mundo atual.

  1. Zeybek, N., & Saygı, E. (2024). Gamification in education: Why, where, when, and how?—A systematic review. Games and Culture19(2), 237-264. https://doi.org/10.1177/15554120231158625
  2. Tu, C. H., Sujo-Montes, L. E., & Yen, C. J. (2015). Gamification for learning. Media Rich Instruction: Connecting Curriculum to All Learners, 203-217. https://doi.org/10.1007/978-3-319-00152-4_13
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Octavio Locatelli

Sócio e diretor de Inovação e Desenvolvimento da Fucape Solutions. Coordenador e Professor do curso de Ciência de Dados para Negócios da Fucape Business School. Mestre e Doutor em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. Especialista em Engenharia Financeira, Perícia e Auditoria Contábil e Administração e Finanças. Graduado em Administração, Ciências Contábeis e Matemática. Profissional atuante no segmento de tecnologia da informação e inteligência artificial desenvolvendo soluções inovadoras para organizações.