Gamificação na Educação: transformando o ensino com elementos de jogos
Antes de falar sobre o impacto da gameficação na Educação, o que é gamificação?
Gamificação é a utilização de elementos que normalmente são vistos em jogos em outros ambientes¹. Aqui podemos citar vários aspectos, que são vistos em jogos atuais, e que podem estar presentes no ambiente educacional. Por exemplo: sistemas de pontos e recompensas, níveis e desafios, medalhas e conquistas, histórias envolventes, interações e rankings.
Ensino tradicional x Ensino gameficado
Diversos aspectos podem ser evidenciados de diferenças entre o modelo de ensino tradicional e o modelo gamificado. De forma genérica, o ambiente tradicional deixa para o aluno um papel passivo, como um “recebedor de conhecimento”, enquanto no modelo gamificado o aluno tem maior motivação e é mais engajado através dos desafios e conquistas.
Outras diferenças que podem ser destacadas estão no método de avaliação que estão distribuídos em formas de micro pontuações, medalhas e progresso contínuo ao contrário do rigor das provas tradicionais, e na estrutura das aulas que são mais dinâmicas, flexíveis visando a melhor forma de aprender para os alunos.
Além desses pontos, o papel do professor também muda num ambiente gamificado. Onde ele passa a ser facilitador e um guia no processo de aprendizagem, tendo todo cuidado de preparar as aulas da melhor forma para obter o resultado esperado.
Com essas diferenças, se espera desse novo modelo, que o aluno tenha uma experiência focada na experimentação e exploração dos assuntos além da resolução prática de problemas e questões relacionadas.
E como colocar esse modelo em prática?
Não basta inserir a “cultura dos games” no ambiente educacional para se obter os melhores resultados. Pesquisadores 2 apontam para pelo menos quatro etapas para a implantação de processos de gamificação:
- Determinar as metas e objetivos para se alcançar com o processo;
- Determinar os elementos necessários para a participação dos alunos;
- Preparar o ambiente para a gameficação, e;
- Preparar o processo.
Essa abordagem requer um alto nível de preparação para que os resultados sejam otimizados. O engajamento dos alunos e a qualidade do ensino tendem a ser melhores nesses ambientes.
E os desafios?
Pensando em uma mudança no modelo de ensino, a implantação de processos gamificados tem como principal desafio a resistência de pessoas e instituições, o que pode desmotivar a mudança para um modelo menos tradicional.
Durante o processo de implantação podem ser destacados a grande necessidade de preparação e acompanhamento do processo e a garantia de inclusão de todos os alunos nesse novo modelo.
Após a implantação de atividades gamificadas o maior desafio está em manter o equilíbrio entre os elementos do jogo e conteúdo educativo que de fato deve ser o foco principal. Vale ressaltar que as metas e objetivos devem estar alinhadas previamente, como já destacado.
Qual pode ser o impacto futuro da gamificação na educação?
A gamificação já tem gerado um impacto significativo transformando o processo de aprendizagem em uma experiência mais envolvente e motivadora. E, se bem aplicada, traz resultados ainda melhores do que o ensino tradicional, ao dar uma experimentação mais prática aos alunos, o que ajuda na retenção e na capacidade de aplicar os conhecimentos.
A tendência é que haja cada vez mais uma integração entre os sistemas educacionais tradicionais e os modelos gamificados, que estão mais alinhados ao que é esperado pelos alunos, utilização de técnicas e teorias de forma prática e envolvente. Isso pode elevar a qualidade do ensino e preparar de forma mais eficaz os alunos para o mundo atual.
- Zeybek, N., & Saygı, E. (2024). Gamification in education: Why, where, when, and how?—A systematic review. Games and Culture, 19(2), 237-264. https://doi.org/10.1177/15554120231158625
- Tu, C. H., Sujo-Montes, L. E., & Yen, C. J. (2015). Gamification for learning. Media Rich Instruction: Connecting Curriculum to All Learners, 203-217. https://doi.org/10.1007/978-3-319-00152-4_13