A riqueza da biodiversidade: Uma janela para a Fotografia de Natureza e Conservação, capturando desde a pequena perereca-de-moldura até o majestoso urubu-rei em seu habitat natural. | Foto: Leonardo Merçon
O Fotógrafo de natureza
Ao nos dedicarmos a registrar a vida no planeta, cada clique da câmera de um fotógrafo de natureza, se torna um ato de amor pela biodiversidade, capturando a essência e promovendo a conservação.
Portanto, é assim que vejo a Fotografia de Natureza. Ela transcende a arte e a técnica; a fotografia de natureza se torna um meio para a conexão emocional com o ambiente natural, um grito de alerta, dando voz aos que não podem falar por si mesmos.
Contudo, na fotografia de natureza existem diversas áreas de especialização, e cada uma é como um novo mundo, com técnicas e equipamentos específicos.
Com isso os fotógrafos em geral escolhem as áreas nas quais vão investir energia, com base em sua paixão, afinal, somos artistas e a inspiração é um ponto importante do trabalho.
Áreas da fotografia de natureza
Segue uma lista de ALGUMAS das áreas que os fotógrafos de natureza mais se envolvem:
1 – Fotografia de Vida Selvagem:
Fotógrafos de vida selvagem dedicam-se a capturar animais em seus habitats naturais.
2 – Fotografia de Paisagem:
Paisagens naturais, como montanhas, praias e florestas, são frequentemente retratadas nesta categoria, com destaque para luz e composição.
Isso me faz lembrar dos grandes pintores renascentistas, bem como os primeiros fotógrafos, que para tentarem ser aceitos como “artistas”, recorreram aos mesmos assuntos que os pintores e suas paisagens.
3 – Fotografia subaquática:
Fotógrafos subaquáticos exploram os mistérios dos oceanos, lagos e rios, usando caixas estanques e equipamentos especiais, enfrentando desafios adicionais.
Sendo assim, a fotografia “sub” é todo um novo mundo a se explorar… muitos fotógrafos e cinegrafistas escolhem se especializar nessa área tão desafiadora de fotografia.
4 – Macrofotografia:
A fotografia macro revela detalhes surpreendentes de pequenos seres vivos e objetos naturais. É também um mundo completamente diferente. Seu jardim pode ser um ótimo assunto que você pode explorar por dias.
Por vezes, a fotografia macro já me ajudou a completar trabalhos mais difíceis com fotos muito bonitas de animais que são mais facilmente encontrados e registrados.
5 – Fotografia Noturna:
Para capturar a beleza do céu estrelado e da Via Láctea, os fotógrafos noturnos usam longas exposições e técnicas de iluminação criativa.
6 – Fotografia de aves:
Fotógrafos de aves investem em teleobjetivas super longas para registrar pássaros em voo e em seus habitats. As aves estão entre os animais mais fotografados do mundo, tanto por sua facilidade de serem localizados quanto por suas lindas cores.
Por isso, não é à toa que a atividade de observação de aves cresce no mundo todos os dias. 25% da população dos EUA pratica a observação de aves, ou o “birdwatching”, como eles chamam por lá.
7 – Fotografia de Ação e Aventura:
Fotógrafos de ação documentam esportes e aventuras ao ar livre, como surfe, escalada e mountain bike, muitas vezes em ambientes naturais.
8 – Ativismo Ambiental:
A fotografia com foco no ativismo ambiental é uma forma de arte que serve como uma voz poderosa para a mudança. Os fotógrafos que se dedicam a essa área usam suas habilidades para direcionar a atenção para questões críticas de conservação e ecologia, como crimes e tragédias ambientais.
Assim, suas imagens são frequentemente utilizadas em campanhas e movimentos sociais relacionados à natureza, chamando a atenção para ações necessárias.
Esses fotógrafos são defensores apaixonados pela natureza e da sustentabilidade, usando suas lentes para inspirar ação e conscientização, desafiando as normas e pressionando por um futuro mais saudável para o planeta.
É um tipo de fotografia com muito destaque, porém que também cobra preços altos dos artistas que se envolvem com ela. De tristezas profundas a ameaças de morte. Fotógrafos dedicados a essa área documentam questões ambientais críticas, como a degradação do meio ambiente, mudanças climáticas e os impactos da atividade humana sobre ecossistemas frágeis.
9 – Fotografia Sócio-Ambiental:
A fotografia sócio-ambiental é um testemunho visual das interações entre a sociedade e o ambiente natural, sendo elas positivas ou negativas.
Com isso, eles capturam imagens que contam histórias sobre comunidades afetadas por essas questões, destacando a interdependência entre seres humanos e a natureza. Essas fotografias muitas vezes servem como ferramentas de conscientização, provocando discussões e mobilizando esforços para a conservação ambiental.
10 – Fotografia de Conservação:
Documentar esforços e projetos de conservação para promover a proteção da natureza. Em geral, é a área da qual eu vejo que é a porta de entrada para a maioria dos fotógrafos. Então fica a dica… quer se tornar um fotógrafo de natureza? Torne-se, inicialmente, voluntário nas OSC (Organizações da Sociedade Civil) e projetos de conservação da sua.
Dessa forma, aos poucos você vai conhecer pesquisadores e ambientalistas, que serão a sua porta de entrada para o mundo natural, pois esses, compartilham seu conhecimento riquíssimo sobre a natureza e conhecem as necessidades relacionadas às histórias a serem contadas perto de você.
Fotografia de Natureza: Capturando a Essência e Promovendo a Conservação
Assim,concluo a lista de algumas das áreas da fotografia de natureza mais representativas que conheço, desde os amplos cenários de paisagens naturais até os detalhes microscópicos do mundo natural.
Cada uma dessas vertentes oferece aos fotógrafos a oportunidade de explorar, capturar e compartilhar a beleza e a complexidade da vida na Terra.
Portanto, sigamos explorando, clicando e nos apaixonando. Inspirando pessoas, promovemos mudanças!
Por Leonardo Merçon
Fotógrafo e Cinegrafista de natureza, fundador do Instituto Últimos Refúgios, apaixonado pelo meio ambiente!
Junte-se a mim nesta incrível jornada de descobertas sobre a vida selvagem e veja mais histórias lindas que vivo estando sempre explorando a natureza. 🌳