instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Cirurgia Robótica (2)

Estado ganha reforço em formação técnica e superior na área da saúde

O Instituto Santa Rita de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Santa Rita já está em pleno funcionamento desde março contemplando formação técnica e superior na área da saúde. Os cursos oferecidos pelo Instituto são pagos e os valores variam de acordo com a complexidade de cada um. São também oferecidos estágios em diversas áreas. Na parte de pesquisa, assistência e inovação, o Instituto busca apoio financeiro em instituições como a Fapes.

Segundo a Presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla, na área de Ensino são apresentados programas de formação para preparar especialistas de diversas regiões do país, habilitando-os a disseminar conhecimento e contribuir para o avanço no tratamento do câncer. “A presença constante do ensino assegura a excelência na formação de profissionais em oncologia”, reforça.

Simone Duarte, consultora do Instituto Santa Rita, informa que da grade de programação constam cursos presenciais, on-line e híbridos. Entre os já definidos estão cursos de Instrumental para Cirurgia Robótica, Curso de Cirurgia Robótica, Gerenciamento de Leito, Segurança do Paciente e Cuidados Paliativos. Em fase final de estruturação está o curso “Fellow em Pacientes Críticos”, voltado para médicos. Será um curso com imersão em pacientes clínicos, supervisionado por médico especialista.

“A missão do Instituto Santa Rita é buscar a excelência, a inovação e o compromisso social, formando profissionais altamente qualificados e engajados com a transformação da sociedade. Recrutamos nossos próprios docentes/instrutores e supervisionamos todo o processo. Estamos sempre em busca de novos desafios e oportunidades para crescer. Acreditamos que o aprendizado constante é a chave do sucesso e buscamos na assistência às melhores práticas à luz da ciência”, acredita.

 

Foco nas pesquisas

Na parte de Pesquisa, o Instituto ampliou as pesquisas já realizadas pelo Hospital. A partir de agora, além de pesquisas clínicas, passam a ser realizadas pesquisas multicêntricas, com o Instituto buscando parcerias com agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Marilucia Dalla acrescenta que “a pesquisa, fundamentada em evidências cientificas, potencializa a assistência, gerando melhores resultados para o paciente. Já estamos com mais de 30 pesquisas em andamento. Somos apaixonados por ciência e compartilhamos esse amor com todos os nossos pesquisadores e alunos”, diz Marilucia com muito entusiasmo.