instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Screenshot_20240906_104633_WhatsApp

Senac investe milhões para qualificar mão de obra no setor da saúde

Um dos objetivos estratégicos do Senac, que faz parte do planejamento do quadriênio 2024 a 2027, é o investimento na área da saúde.  

Segundo a diretora de Educação Profissional do Senac, Dianimer Dutra, o Senac já avançou nesse sentido. “O Senac começou de uma forma incipiente, em 2023, com um planejamento objetivo estratégico de investir nos segmentos de saúde, TI e turismo. Trabalhou diretrizes de promover o desenvolvimento desses setores produtivos por meio do fomento à inovação”, explicou Danimer. A participação do Senac nos eventos Saúde em Fórum em 2023 e sua entrada no Colegiado da Saúde no mesmo ano, foram fundamentais nesse processo de aproximação junto às empresas, promovendo um ambiente de provocação, conexão e debate que faltava no Estado. 

Na área da saúde, foram traçadas premissas de transformar vidas e de atender bem o mercado. Um dos destaques foi que todas escolas do Senac priorizaram o eixo da saúde ao ofertar, pelo menos, um curso de impacto para o setor.

Paralelamente, foi feita uma escuta de mercado com reuniões agendadas com o setor produtivo para entender as necessidades e anseios da área. “A saúde está atrelada também à gestão de negócios, infraestrutura e tecnologia. O Senac forma profissionais para atender de uma forma global. Com isso, os nossos números de empresas parceiras aumentaram com 78 empresas que são atendidas e beneficiadas com a mão de obra qualificada pelo Senac”, frisou a diretora.

O mercado é analisado constantemente por uma espécie de observatório do comércio que faz toda análise de dados e o Senac usa desses dados para tomar decisões. “Onde tem a maior concentração de empresas da saúde, o Senac passa a ter uma escola, com um olhar para atender esse mercado”, destacou.

O Senac tem como desafio atender ao comércio de bens, serviços e turismo. “Estamos diretamente ligados à Fecomércio. Nós recebemos o fomento de 1% do compulsório dos comerciantes e temos o compromisso de devolver esse investimento em formação profissional gratuita, além do atendimento coorporativo. Para este ano, a meta era entregar 46 milhões reais e nós entregamos 70 milhões e até dezembro queremos atingir 300% dessa meta. Tudo isso gratuitamente oferecendo cursos para aqueles que mais precisam de qualificação. Desse valor  14% foram aplicados na saúde”, garantiu.  

O Espírito Santo tem, atualmente, 9094 estabelecimentos de saúde e o Senac oferece cursos técnicos que já qualificaram mais de sete mil profissionais. Os cursos técnicos são nas áreas de enfermagem, saúde bucal, estética, além de cursos para cuidador de idosos e infantil.

O Senac possui ainda a unidade móvel de saúde que é uma verdadeira sala de aula sobre rodas. A Instituição investiu mais de três milhões nesse projeto que leva cursos para todo Estado.