instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Parceria promove oportunidades para formação técnica em saúde no interior do Estado

Publicado em .

Para atender à crescente demanda por qualificação na área de saúde em Aracruz, o Senac Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou neste mês uma série de cursos gratuitos que estão sendo executados na Unidade Móvel de Saúde do Senac. A ação segue até dezembro com a expectativa de qualificar mais de 160 profissionais.

Crédito da foto: divulgação/Senac

Mais de 100 oportunidades para os alunos

A parceria contempla 165 oportunidades distribuídas entre 11 diferentes cursos, cada um com 15 vagas, com foco em atender às necessidades da região. Com uma estrutura completa para a capacitação prática e teórica, a Unidade Móvel de Saúde vai promover cursos como Assistência de Enfermagem Oncológica e Assistência de Enfermagem em Saúde do Idoso.

Outras opções incluem formações voltadas ao bem-estar, como Drenagem Linfática Corporal no Pós-Operatório Imediato e Aromaterapia Aplicada à Massagem, que preparam os participantes para o atendimento preventivo e terapêutico. A programação dos cursos também contempla temas como Faturamento de Serviços de Saúde e Instrumentação Ambulatorial em Odontologia, que buscam fortalecer a gestão e o suporte administrativo no segmento.

As aulas, que ocorrem em diferentes horários ao longo do dia, garantem flexibilidade para participantes com variados perfis, proporcionando aprendizado completo em cargas horárias que variam de 16 a 48 horas. “Ao investir em educação, ampliamos os conhecimentos dos profissionais do segmento, reforçando as habilidades técnicas essenciais para o atendimento humanizado e propiciando benefícios significativos para o sistema de saúde”, afirmou a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra.

De acordo com a Prefeitura de Aracruz, a iniciativa é necessária. “Nosso município conta com 18 Unidades de Saúde e uma gestão eficiente nessa área, mas entendemos que mesmo com todo o esforço da administração, existe carência de profissionais em áreas da saúde e, por isso, estamos nos empenhando para suprir essa deficiência qualificando nossos cidadãos”, destaca o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho.

Segundo Alice Sarcinelli, as iniciativas de interiorização da capacitação da força de trabalho são bastante relevantes visto que há concentração de médicos e serviços de saúde na capital. “Isso reflete na cadeia como um todo, formando desertos no interior que levam a uma desigualdade no acesso à população”, acredita.

Vale salientar que 52% dos estabelecimentos de saúde do Estado estão na região metropolitana para atender 23% da população. Enquanto 48%, praticamente a outra metade, estão no interior para atender a 77% da população brasileira. “Somos a capital com a maior concentração de médicos no Brasil, 18,9 por mil habitantes , enquanto o interior conta com apenas 2,2. Além da região metropolitana, essa concentração está em Cachoeiro, Colatina, Linhares e São Mateus, o que resulta em um gap de assistência, especialmente no Norte do Estado”, reforça.

Unidade Móvel de Saúde

A Unidade Móvel de Saúde do Senac, lançada oficialmente durante o Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2024, em junho deste ano, é um espaço moderno e dinâmico. Com um investimento de mais de R$3 milhões, possui 15 metros de comprimento, 2,60 metros de largura e 4,20 metros de altura, e inclui dois avanços laterais automatizados, totalizando 81 metros quadrados de área útil.

Com autonomia para funcionar em diversos lugares, a unidade tem tecnologia de última geração, pronta para atender às necessidades de qualificação profissional e ações de saúde em todo o Estado, contribuindo para a evolução da comunidade local e para um futuro mais promissor no mercado de trabalho das regiões visitadas.