Crédito: Freepik
Crédito: Freepik
Será o 1º Censo do tipo da Justiça do Trabalho
A Justiça do Trabalho realizará, em agosto, o 1º Censo de Inclusão e Acessibilidade. A pesquisa tem como objetivo coletar informações para implementar políticas públicas voltadas ao acolhimento, ambientação e inclusão do público interno.
O levantamento visa mapear, em nível nacional, as condições de trabalho e acessibilidade. Magistrados, funcionários com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, bem como aqueles que têm dependentes nessas condições, deverão responder ao questionário.
O link para o questionário estará disponível de 1º a 15 de agosto nos portais da Justiça do Trabalho. A pesquisa é confidencial e a participação é anônima.
As perguntas do censo buscarão identificar o quantitativo de pessoas com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, conforme a lei, e avaliar as condições de acessibilidade dos edifícios-sede e seu entorno, para a realização das atividades funcionais e de acessibilidade comunicacional.
Com os dados obtidos, será possível aprimorar as políticas públicas existentes e aumentar a efetividade do processo de inclusão e concessão de condições especiais. O objetivo é compreender as necessidades específicas de cada caso e potencializar as competências pessoais.