Crédito: Freepik
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O turismo acessível é direito de todos
O enoturismo, que é o turismo voltado para amantes de vinho, de um grande passo para ser mais acessível. No último dia 29 foi apresentado na Casa di Pasto Família Salton, em Bento Gonçalves, o resultado de um projeto desenvolvido em parceria entre a Vinícola Salton e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com foco na acessibilidade no enoturismo. A iniciativa resultou na criação do Guia de Acessibilidade no Enoturismo e do Glossário em Libras do Enoturismo, materiais que visam facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no turismo vitivinícola.
O projeto, que teve início em outubro de 2022 e foi concluído em outubro de 2023, envolveu um grupo diversificado de profissionais, incluindo pessoas com deficiência, arquitetos, especialistas em turismo, designers e profissionais da área de inclusão. O objetivo foi identificar e superar barreiras de acessibilidade tanto em ambientes físicos quanto digitais no contexto do enoturismo.
De acordo com Anderson Dall Agnol, coordenador do projeto pelo IFRS e pessoa com deficiência visual, o conceito de enoturismo acessível abrange desde o agendamento de visitas até a plena participação em experiências turísticas, sem barreiras físicas, digitais ou atitudinais.
O Guia de Acessibilidade no Enoturismo é um documento digital com mais de 100 páginas, oferecendo orientações práticas para tornar o turismo do vinho acessível a diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiências visual, auditiva, física, intelectual, múltipla, surdocegueira e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O guia aborda questões como a escolha de mobiliário adequado para pessoas que usam cadeiras de rodas e a importância de uma sinalização clara, exemplificando com iniciativas já implementadas na Casa di Pasto Família Salton, inaugurada em 2023, que conta com piso tátil, sinalização em Braile, elevadores adaptados e cardápios em Braile e Libras.
Além da acessibilidade física, o guia destaca a importância de melhorar a acessibilidade digital, sugerindo a criação de conteúdos mais acessíveis para sites e redes sociais, além de orientações para um atendimento inclusivo, garantindo que todas as etapas da experiência turística sejam acessíveis.
O Glossário em Libras do Enoturismo, lançado paralelamente ao guia, é uma ferramenta online que reúne termos e conceitos do universo do vinho traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O glossário inclui vídeos com sinais específicos para termos técnicos como “enoturismo”, “vinho tinto”, “terroir” e “perlage”, entre outros, desenvolvidos com a participação da comunidade surda.
Nicole Salton, coordenadora de Trade Marketing e Customer Experience da Vinícola Salton, destacou a importância da parceria com o IFRS para o desenvolvimento do projeto e expressou a expectativa de que a iniciativa sirva de exemplo para outras empresas do setor, incentivando práticas inclusivas no enoturismo em todo o país.
Os materiais produzidos, incluindo o Guia de Acessibilidade no Enoturismo e o Glossário em Libras do Enoturismo, estão disponíveis online e podem ser acessados gratuitamente, beneficiando tanto o setor privado quanto órgãos públicos que busquem promover a acessibilidade.