Geral

ArcelorMittal comemora cinco anos de programa de transformação digital

Desde 2019, o iNO.VC já cadastrou mais de 400 iniciativas de transformação digital, com uma taxa de conversão de 30%, gerando ganhos superiores a US$ 80 milhões e reafirmando seu impacto na excelência operacional e na competitividade da ArcelorMittal.

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal

Nesta quinta-feira, 28 de novembro, a ArcelorMittal comemora os cinco anos do iNO.VC, seu programa de transformação digital que se consolidou como uma peça-chave para fortalecer a inovação e a competitividade da empresa. Criado na unidade de Tubarão, o programa promove a integração de soluções digitais nas operações, em parceria com startups, universidades, hubs de inovação e outros atores estratégicos.

Desde sua criação, o iNO.VC tem como objetivo acelerar a transformação digital por meio da cocriação de soluções inovadoras que otimizem processos industriais e etapas de produção de aço. Ao longo desses cinco anos, foram cadastradas mais de 400 iniciativas no portfólio do programa, com uma taxa de conversão de 30% em projetos concluídos, que já geraram resultados financeiros superiores a US$ 80 milhões.

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal

Seu slogan é “I Am Real”, destacando as iniciais ‘AM’, que remetem à ArcelorMittal, e a palavra “Real,” que reflete os pilares do programa: Resultado, Ética, Agilidade e Leveza. Essa abordagem ressalta o compromisso da empresa em buscar soluções práticas, robustas e de impacto tangível, beneficiando tanto a operação interna quanto o ecossistema de inovação no Espírito Santo. Entre as colaborações de destaque estão parcerias com hubs como o FindesLab, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

“Os resultados do iNO.VC têm superado nossas expectativas. O programa acelerou nossa transformação digital como também fortaleceu parcerias estratégicas e fomentou uma cultura de inovação dentro da empresa. Com ele, integramos novas tecnologias, otimizamos processos e avançamos em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Robson Moyzés, Gerente Geral de Tecnologia da Informação, Automação e Transformação Digital.

O programa foca em seis alavancas estratégicas: Saúde & Segurança, Meio Ambiente, Produtividade, Clientes, Custo e Fluxo de Caixa. Dentre os projetos de destaque estão:

Simulador online para otimização de fluxos internos: desenvolvido pela startup parceira Devix, a ferramenta utiliza tecnologia avançada para mapear dados e oferecer soluções estratégicas, especialmente em momentos de transição organizacional.
Ponte rolante digital para treinamentos seguros: uma inovação que permite simulações de risco em ambiente virtual, garantindo maior segurança e eficiência nas operações e capacitação de colaboradores.

Iniciativas como o iNO.VC reforçam o posicionamento da ArcelorMittal como líder em inovação no setor siderúrgico e têm rendido à empresa importantes premiações, como a recente primeira colocação no Top 100 Open Corps e o título de Empresa do Ano pela Época Negócios, que tem a inovação como um dos pilares avaliados.

“O iNO.VC é a prova de que, ao unir tecnologia e criatividade, é possível transformar processos, fortalecer o setor e atender às demandas do mercado com excelência. Continuaremos buscando soluções inovadoras que beneficiem toda a cadeia de valor e consolidem a liderança da ArcelorMittal em inovação. Cada ideia conta e toda ação transforma,” conclui Fabíola Murta, Gerente de Transformação Digital da ArcelorMittal.

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal

Além disso, a ArcelorMittal mantém uma robusta estrutura global de pesquisa e desenvolvimento, que inclui 12 centros de P&D e mais de 1.700 pesquisadores. No Brasil, o Centro de P&D da unidade de Tubarão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soluções para setores como automotivo, energia, construção civil e eletrodomésticos.