VITÓRIA (ES) – A Tetra Pak, fabricante das embalagens longa vida e fornecedora de soluções de processamento e envase de alimentos e bebidas, uniu-se ao governo do Espírito Santo para promover, fortalecer e ampliar a cadeia de reciclagem de suas embalagens dentro do estado. Para isso, está focando no trabalho de catadores e catadoras para que suas associações se unam em redes, formais ou informais, e ganhem maior escala e renda na negociação direta com recicladores para a venda das caixinhas longa vida coletadas.
“Nossa experiência mostra que, unidas, as associações e cooperativas podem obter melhores resultados, em especial do ponto de vista financeiro”, resume a diretora de Sustentabilidade no Brasil e Cone Sul da Tetra Pak, Valéria Michel.
“Via redes, uma cooperativa não precisa aguardar a formação de uma carga de caixinhas completa para vendê-las. Pequenos volumes de diversas associações completam mais rapidamente esta carga, facilitando o escoamento aos recicladores e ajudando na formação de preços mais compensadores aos catadores”, complementa.
A Tetra Pak atua na cadeia de reciclagem das embalagens longa vida há mais de 20 anos, com parcerias com o setor público e a sociedade.
E como parte desse movimento, foi realizado, no mês passado, o 1° Encontro com as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo na cidade de Vitória. O evento reuniu 68 membros de mais de 40 associações de catadores e catadoras, além de representantes do governo e autoridades capixabas.
No encontro, os participantes puderam formar rodas de conversas com seus pares e entender suas necessidades e buscar soluções, tudo com o intuito de ajudar na formação de redes para comercialização de embalagens longa vida. A colaboração com o governo e judiciário locais é fundamental, por conta das iniciativas de estruturação que eles já promovem no estado e do que pode ser construído em conjunto.
DE PONTA A PONTA NA CADEIA DE RECICLAGEM
A atuação de ponta a ponta da Tetra Pak na cadeia de reciclagem ocorre há décadas, por meio de vários projetos, em especial o Conexões, voltado para catadores autônomos e/ou cooperados, comércios e recicladores. São 14 consultores de campo exclusivos da Tetra Pak espalhados em todas as regiões do Brasil que visitam as cooperativas e associações de catadores e catadoras com o objetivo de assegurar a destinação correta das embalagens longa vida, ou seja, a reciclagem.
O Conexões atua de forma ampla, identificando as necessidades das cooperativas e, de acordo com elas, contribuindo com sua estruturação. Além disto, garante o escoamento das embalagens longa vida apoiando com fretes e contatos com recicladores e/ou fornecedores.
Assim, há a contribuição para aumento da renda e sustentabilidade econômica das associações, melhoria das condições de trabalho e vida dos catadores e catadoras, mais acesso à infraestrutura e tecnologia e maior eficiência na gestão dos resíduos. E completando este escopo amplo, também são trabalhadas ações de educação ambiental com a finalidade de gerar conscientização junto à comunidade.