A Copa do Mundo está chegando e os torcedores contam as horas para desfrutar as grandes partidas, belos gols e jogadas de efeito das principais seleções do mundo em 2022. E aqui, você fica por dentro das seleções e de cada grupo.
Neste texto, o time do Folha Vitória analisa o Grupo E, as seleções que o compõem e as possibilidades de cada uma delas dentro do Mundial.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Espanha:
Esperança na garotada e na recuperação do bom futebol que apresentou alguns anos atrás. Assim chega a Espanha para a Copa do Catar. Sem ter um time recheado de estrelas e que encantou o mundo com a geração de ouro entre 2008-2012, a seleção espanhola espera ir longe na competição.
Luis Henrique vai contar com a experiência do seu capitão Sérgio Ramos, que é titular na centro da defesa, mas aposta em um trio de jovens que podem dar o que falar nesse Mundial.
Pedri, Gavi e Ansu Fati, são três jovens craques produzidos na base do Barcelona, e são a esperança dos torcedores para que a Espanha possa brigar pelo título.
Treinador: Luis Henrique
Destaque: Sérgio Ramos
Fique de olho: Gavi
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes do Grupo C
Costa Rica:
Se em 2014 a seleção costarriquenha surpreendeu o mundo do futebol se classificando em primeira no grupo da “morte”, com Uruguai, Inglaterra e Itália, tendo sido eliminado somente nas quartas de final. Em 2022 as chances de tal feito acontecer novamente são muito baixas.
Apesar de contar com alguns jogadores conhecidos mundialmente, Keylor Navas, Joel Campbell e Bryan Ruiz, dificilmente a Costa Rica conseguirá passar para a próxima fase.
Treinador: Luis Fernando Suarez
Destaque: Keylor Navas
Fique de Olho: Anthony Contreras
Alemanha:
Tetracampeã do Mundo, a Alemanha quer apagar a péssima imagem deixada no Mundial da Rússia em 2018, onde foi eliminada ainda na fase de grupos. E para conseguir ir longe na Copa do Catar, os alemães chegam ao mundial com um novo treinador, Hans Flick, ex-treinador do Bayern de Munique, e com um time mais jovem e bem diferente da última Copa.
Sem ter nenhum nome sonante, os alemães contam com a força do coletivo para conseguir avançar no torneio.
Com a experiência de um dos melhores goleiros do mundo, Manuel Neuer, do volante Joshua Kimmich, e do meia atacante, Thomas Muller, a torcida espera que eles possam ajudar alguns jovens destaques dessa seleção.
Musiala e Sané são jogadores importantes no esquema de Hans Flick, velozes e muito habilidosos, é dos pés de ambos que o treinador espera que saiam as principais jogadas ofensivas do time.
Treinador: Hans Flick
Destaque: Manuel Neuer
Fique de Olho: Musiala
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes do Grupo D
Japão:
Em 2018, o Japão quase chocou o mundo quando ficou bem próximo de eliminar uma das seleções mais fortes da competição, a Bélgica. Os japoneses abriram 2×0 de vantagem, mas acabaram permitindo o empate e depois a virada já na prorrogação.
Depois do ocorrido, a seleção está melhor preparada para este mundial, e conta com uma geração muito interessante de jogadores, com mais rodagem por times europeus e disputando campeonatos mais fortes, o que pode ajudar a quem sabe surpreender uma das favoritas do grupo e quem sabe passar de fase.
Treinador: Hajime Moriyasu
Destaque: Minamino
Fique de Olho: Kubo
Análise do Grupo:
Espanha e Alemanha partem como favoritas neste grupo, porém não se pode descartar a possibilidade do Japão surpreender. As duas seleções europeias não vivem seu melhor momento, principalmente a Alemanha, e por isso ambas estarão de alerta contra a seleção japonesa. A Costa Rica é a seleção mais fraca deste grupo e a tendência é que seja eliminada na primeira fase.
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes do Grupo A
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes do Grupo B