Copa 2022

Croácia despacha o Japão nos pênaltis e aguarda Brasil ou Coreia nas quartas de final

O goleiro Livakovic se consagrou como herói dos croatas ao defender três penalidades máximas

Foto: Reprodução/Twitter/Seleção Croata

A Croácia está nas quartas de final e pode estar no caminho do Brasil caso a seleção avance contra a Coreia do Sul daqui a pouco. Em duelo dramático e sendo decidido nos pênaltis, os croatas passaram pelo Japão ao vencer nas penalidades máximas por 3 a 1, após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

No primeiro tempo, os japoneses foram melhores e assustaram mais apesar de pouca inspiração. Na reta final do primeiro tempo, Maeeda abriu o placar após sobra da cobrança de escanteio.

Na etapa final, o time europeu voltou melhor e passou a frequentar mais o campo de ataque e colocou pressão nos japoneses. E como diz o ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Após cruzamento da direita, Perisic cabeceou no contrapé de Gonda e deixou tudo igual. Porém, depois do gol de empate a partida voltou a ficar morna e a partida foi para a prorrogação.

No tempo extra, as equipes fizeram não tiveram forças para criar muitas oportunidades claras. Para completar, o técnico croata Dalic tirou Luka Modric da partida, principal criador das jogadas da seleção. Com isso, a partida foi para a decisão por pênaltis.

Nas penalidades máximas, brilhou a estrela do goleiro Livakovic. O arqueiro croqta fez três defesas nas cobranças japonesas dos quatro pênaltis cobrados, enquanto os croatas só desperdiçaram com Livaja. Na última batida, Pasalic converteu e deu a vaga para os croatas.

Quartas de final

Com o resultado, os croatas, atuais vice-campeões mundiais, seguem na Copa do Mundo e aguardam o duelo entre Brasil e Coreia do Sul, que se enfrentam logo mais, às 16 horas, no Estádio 974. O confronto das quartas de final acontece na próxima sexta-feira (09), às 12 horas, no Estádio Cidade da Educação.