Copa 2022

Enner Valência decide e Equador bate o Catar na abertura da Copa do Mundo

Atacante marcou três vezes, teve um anulado, mas foi o nome da vitória equatoriana sobre os donos da casa e largou na frente pela artilharia do Mundial

Foto: Reprodução/Twitter/@EnnerValencia14

A Copa do Mundo está de volta. Pouco mais de quatro anos depois, ela voltou em grande estilo. Neste domingo (20), com direito a uma grande cerimônia de abertura, o Equador estreou com uma vitória contundente sobre os donos da casa por 2 a 0, que poderia ter sido mais, com show de Enner Valencia. A partida aconteceu no Estádio Al Bayt.

O jogo mal começou e já teve polêmica. Após cobrança de falta, o goleiro catare saiu mal e Enner Valencia marcou de cabeça para o Equador. Porém, o VAR anulou o gol por impedimento, confirmado posteriormente pela tecnologia semi-automática.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Mas pouco depois, o próprio Valencia sofreu pênalti do goleiro Saad Al Sheeb e cobrou com categoria para abrir o placar. Ainda na etapa inicial, de novo o atacante equatoriano apareceu para cabecear com precisão para o fundo das redes. 

Abatido, o Catar teve apenas uma chance no primeiro tempo, mas a cabeçada de Almoez Ali foi para fora.

Na etapa final, o Equador seguiu melhor e pressionou em busca do terceiro gol para definir a partida. Porém, esbarrou na falta de precisão na pontaria dos jogadores de frente, enquanto a seleção catare seguia sem assustar. Dessa forma, a partida seguiu até o final com a vitória sul-americana.

Tabu quebrado

O resultado quebrou um tabu enorme na história das Copas do Mundo. A vitória do Equador quebrou a invencibilidade dos países-sede nas estreias de Mundiais. Nunca uma seleção do país-sede havia perdido no primeiro jogo da competição, desde o primeiro Mundial, em 1930, no Uruguai.

Próximos jogos

As equipes voltam a campo pela segunda rodada da Copa do Mundo. O Equador encara a Holanda na próxima sexta-feira (25), às 13 horas (horário de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa. Por outro lado, os donos da casa no mesmo dia enfrentam a seleção de Senegal, às 10 horas (Brasília), no Estádio al-Thumama.