Copa 2022

Polêmica, estátua de cabeçada de Zidane é retirada das ruas no Catar

O monumento que retrata a agressão do francês em Materazzi na final da Copa de 2006 foi alvo de protestos e poderia incitar a violência segundo as autoridades

Foto: Reprodução / Twitter

Um dos momentos mais icônicos da história das Copas do Mundo aconteceu na final de 2006, na Alemanha, quando o francês Zidane acertou com uma cabeçada no zagueiro italiano Materazzi. Mesmo anos depois da famosa agressão, a situação voltou a dar o que falar neste ano, há um mês da Copa do Catar.

O país possui uma estátua do momento marcante, mas o monumento se tornou polêmico e precisou ser retirado das ruas do país-sede da Copa do Mundo 2022. O objeto foi alvo de protestos por religiosos locais e segundo as autoridades poderia incitar a violência.

Segundo o diário português A Bola, a estátua foi feita no fim de 2012 pelo artista plástico argelino Adel Abdessemed. O monumento passará ser exposto no Museu de Desportos do Qatar.

“A sociedade está sempre a evoluir e esta é daquelas peças que custa a entender, sei que as pessoas vão fazer muitos julgamentos ao início, mas depois habituam-se. O Zidane é um grande amigo do Catar e um exemplo para o mundo árabe, foi por isso que fizemos. Quanto à arte é sempre uma questão de interpretação”, disse a presidente dos museus do Qatar, Sheikha al-Mayassa al-Thani, irmã do Emir, chefe supremo do país, ao jornal.

“Tivemos a impressão de que não era um bom lugar e ela vai ser reinstalada. Com a escultura de Zinedine Zidane, falaremos sobre o estresse dos atletas durante os grandes torneios e a importância de falar sobre questões de saúde mental”, completou.

Agressão

O motivo da agressão de Zidane a Materazzi naquela final não foi bem explicado. Segundo as principais hipóteses, envolveria de insultos à irmã do francês a questões religiosas. Em maio de 2020, por meio de uma live, o defensor já aposentado confessou que mencionou a irmã do francês na troca de insultos naquela final.

Zidane foi expulso da decisão já na prorrogação, em que a Itália levou a melhor nos pênaltis e se sagrou tetracampeã. O zagueiro italiano foi ouvido em um julgamento da Fifa. Materazzi foi suspenso por duas partidas e terá de pagar multa de 5 mil francos suíços (cerca de US$ 4 mil) naquele ano.