Copa 2022

Regressiva para a Copa | Faltam 24 dias; veja curiosidade do número

Seguindo a contagem regressiva para o pontapé inicial no Catar, recordaremos do incômodo jejum de títulos de Copas do Mundo da seleção brasileira

Foto: Divulgação

Dando sequência a nossa contagem regressiva para Copa do Mundo 2022, o Folha Vitória segue trazendo uma história ou curiosidade que remeta ao número de dias que faltam para o início do Mundial do Catar.

Nesta quinta-feira (27), na regressiva para a Copa do Mundo, faltam exatos 24 dias para o pontapé inicial na abertura do maior evento esportivo do mundo ser dado. E com o número 24 vem uma lembrança não muito agradável para o torcedor brasileiro, o jejum de títulos mundiais.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

JEJUM DE COPAS DO MUNDO

Maior campeã da história das Copas com cinco títulos, a seleção brasileira passou por um incômodo jejum de 24 anos sem conquistar a taça mais cobiçada pelas seleções de todo o mundo.

Após o título com o chamado “Esquadrão” em 1970, liderado por Pelé, e conquistar definitivamente a taça Jules Rimet, o time brasileiro disputou cinco mundiais e não chegou sequer na final novamente. 

Embora contasse com uma grande geração marcada na história do futebol e com jogadores consagrados, especialmente na Copa de 1982, o Brasil não chegava ao topo do mundo novamente. De quebra, viu a Itália se tornar tricampeã e igualar a Canarinho como maior vencedor do torneio.

LEIA TAMBÉM: Conheça 10 jovens talentos para ficar de olho na Copa do Mundo no Catar

FIM DO JEJUM

O período tão sofrido pelos brasileiros amantes do futebol teve fim finalmente na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Liderada pela dupla Romário e Bebeto, a seleção brasileira superou a desconfiança que chegara naquele mundial e foi avançando de fase em fase até chegar a grande final, contra a Itália.

A decisão,  que definiria o primeiro tetracampeão do mundo, teve um jogo amarrado e com muitos gols perdidos no empate sem gols no tempo normal e prorrogação. 

Até que no drama dos pênaltis, brilhou a estrela de Taffarel, que defendeu uma cobrança, e o azar de Roberto Baggio isolando a última cobrança que devolveu o sonhado título para o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Regressiva para a Copa | Faltam 25 dias; veja curiosidade do número

NOVO JEJUM?

Depois da conquista do tetra, em 1994, e do penta, em 2002, o Brasil busca retornar ao topo do mundo em 2022 com o hexacampeonato. Em julho deste ano, no entanto, foi comemorado o aniversário de 20 anos da última conquista brasileira em mundiais.

Ou seja, caso o Brasil não volte a conquistar a taça de campeão do mundo neste ano de 2022, a seleção chegará a Copa do Mundo de 2026 completando novamente o período de 24 anos sem o título mundial.

Por isso, a Seleção brasileira sob o comando de Tite e liderada por Neymar chega motivada e em bom momento para buscar o hexa e dar um bico nesse período sem conquistas da Copa do Mundo.