Copa 2022

Regressiva para a Copa | Faltam 3 dias; veja curiosidade do número

Faltando pouco para o aguardado início da Copa do Mundo, o quadro diário do Folha Vitória conta do confronto que mais se repetiu nas decisões do Mundial

Foto: Reprodução / Twitter oficial da seleção alemã

A Copa do Mundo segue se aproximando cada dia mais. Apenas três dias separam a cerimônia de abertura para maior evento esportivo do mundo. Nesta quinta-feira (17) há três dias para o pontapé inicial do torneio, a Regressiva para a Copa traz mais uma curiosidade diária para os torcedores entrarem no clima para o Catar.

Na data de hoje, vamos recordar das seleções que mais se enfrentaram na história das finais de Copas do Mundo. Tratam-se de Alemanha e Argentina, que se enfrentaram na final da maior competição do mundo em três oportunidades.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Em jogos muito disputados e decididos sempre nos minutos finais, as equipes criaram um histórico de rivalidade nas Copas do Mundo. No retrospecto geral, incluindo as finais, os alemães levam vantagem contra os “Hermanos”. 

Nas finais, os europeus venceram duas decisões contra uma dos argentinos. Relembre como foram os confrontos.

Argentina 3×2 Alemanha – 1986

Na primeira decisão entre as seleções, o duelo colocou frente a frente duas das grandes lendas de cada país no estádio Azteca, no México. Do lado alemão, Lotthar Matthaus, capitão e líder da seleção europeia. Já pela Argentina, Diego Armando Maradona, principal craque daquela seleção e melhor jogador do Mundial.

No confronto, a Argentina abriu 2 a 0 com José Luis Brown e Jorge Valdano, mas os alemães reagiram no segundo tempo e empataram com Rummenigge e Völler. Mas no fim da partida, Maradona deu a assistência decisiva para Burruchaga marcar o gol do título argentino, o segundo e até então último na história.

Alemanha 1×0 Argentina – 1990

Quatro anos depois da decisão no México, os times voltaram a se encontrar em uma final de Copa do Mundo, no Stadio Olímpico de Roma, na Itália. No entanto, a história daquela final foi bem diferente da que aconteceu no Mundial de 1986.

Após uma partida muito disputada em cada milímetro do campo e com duas expulsões do lado argentino, Pedro Monzón e Gustavo Dezotti, os alemães chegaram ao título com um pênalti aos 40 minutos do segundo tempo, para a revolta argentina. 

Andreas Brehme cobrou com precisão e marcou o único gol da final dando o tricampeonato para os alemães.

Alemanha 1×0 Argentina – 2014

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O último capítulo até então envolvendo essas duas seleções em finais de Copas do Mundo aconteceu há oito anos, na decisão do Maracanã, no Rio de Janeiro. 

Após impor a derrota maior derrota da história da Seleção Brasileira na semifinal, goleando por 7 a 1, a Alemanha chegou em alta para a decisão contra a Argentina de Messi, que havia eliminado a Holanda nos pênaltis nas semifinais.

No entanto, se enganou quem achava que seria uma final menos tensa do que as duas últimas. Em uma partida com muitas chances criadas e desperdiçadas, principalmente pelo lado argentino, a taça teve que ser decidida na prorrogação. 

Quando o jogo se encaminhava para a decisão por pênaltis, Mario Gotze, no segundo tempo da prorrogação, marcou o gol que decidiu o tetracampeonato.

Outros duelos

Além das finais de Copas, as seleções alemã e argentina também se encontraram em outras fases do Mundial. O primeiro confronto entre eles, por exemplo, aconteceu em 1958, na Suécia, quando a Alemanha Ocidental (principal time do país) bateu os Hermanos por 3 a 1, na fase de grupos.

Nas quartas de final de 2006, na Copa realizada na Alemanha, as equipes empataram por 1 a 1 no tempo normal, com gols de Klose para os alemães e Ayala para a Argentina. Nos pênaltis, deu Alemanha, que terminou aquele Mundial na terceira posição.

Pela mesma fase da Copa de 2010, na África do Sul, os europeus não tomaram conhecimento da seleção comandada por Maradona e de Messi. Com muita autoridade e liderada por Thomas Müller, a Alemanha goleou por 4 a 0 e chegou a mais uma semifinal, terminando o Mundial mais uma vez com o terceiro lugar.

Embora estejam em grupos que não se cruzem logo nas oitavas de final, Alemanha e Argentina podem se encontrar novamente nesta Copa do Mundo 2022 a partir das quartas de final. Se levarmos em conta os confrontos anteriores, é bom ficarmos ligados pois teremos com certeza outro grande jogo.