Argentina e França se enfrentam pela final da Copa do Mundo do Catar no próximo domingo (18), às 12h. Além de um embate esperadíssimo entre Messi e Mbappé, a partida também escancara a antiga rivalidade entre sul-americanos e europeus no mundial.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ambos os países disputam um tricampeonato, a Argentina, vem de um jejum de 36 anos sem levantar a taça de uma Copa do Mundo, contra a atual campeã França, que conta com uma nova geração digna de dar inveja a equipes passadas.
Representantes dos dois continentes já se enfrentaram 10 vezes em finais de copa, e neste placar específico, os números pendem para o hemisfério sul. Seleções da América do Sul levaram 7 confrontos, com cinco vitórias seguidas em 1958, 1962, 1970, 1978 e 1986, com três taças do Brasil e duas da Argentina, respectivamente.
Já os europeus dominaram a segunda metade do confronto e em vezes alternadas ergueram três troféus: em 1990 e 2014 com a Alemanha e em 1998 com a França, levando o prêmio inédito em casa.
Leia Também: Candidato a craque da Copa, Messi vive versão avassaladora de recordes em 2022
Caso houvesse alguma alternância simbólica em mundiais, a vitória argentina seria a conclusão lógica da competição, ainda que franceses tenham também a vantagem de terem estreado como campeões mundiais em cima de uma seleção sul-americana, o Brasil de Zagallo.
O resultado sairá na tarde de domingo, até lá, recomenda-se preencher páginas de cadernos de apostas com os números de resultados anteriores. Caso venha a vitória argentina, confirma-se a realidade cíclica de títulos entre os dois continentes, ou apenas mais uma coincidência do esporte.
América do Sul vs. Europa, em finais de Copa
Suécia, 1958
Brasil 5 X 2 Suécia
Chile, 1962
Brasil 3 X 1 Tchecoslováquia
México, 1970
Brasil 4 X 1 Itália
Argentina, 1978
Argentina 3 X 1 Holanda
México, 1986
Argentina 3 X 2 Alemanha
*Com informações do Portal R7