Estados Unidos bate Irã e se classifica para as oitavas da Copa do Mundo
Com a classificação, a seleção norte-americana enfrentará Holanda na próxima fase
Uma partida de alta tensão mesmo antes da bola rolar devido às questões geopolíticas que envolvem os dois países! É que Estados Unidos e Irã protagonizaram nesta terça-feira (29) uma partida equilibrada, pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Os norte-americanos venceram por 1x0 com gol de Pulisic e se classificaram em segundo lugar no grupo B.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Se tecnicamente poucos jogadores poderiam contribuir para um grande espetáculo, não faltou vontade, disposição e atitude, principalmente por parte dos Estados Unidos. Precisando vencer para ultrapassar o próprio Irã, os americanos partiram para cima desde o começo do jogo.
Para os iranianos, bastava um empate e torcer para que País de Gales não vencesse a Inglaterra, para garantir a classificação, e, com isso, a seleção comandada pelo português Carlos Queiroz foi menos ousada.
Com uma equipe mais organizada e ocupando mais o campo de ataque, os norte-americanos tentavam através do seu craque, Pulisic, achar um espaço na defesa iraniana para criar algum perigo.
Com uma equipe mais organizada e um grande volume de jogo, mais de 60% de posse de bola (estimativa feita pela página Sofascore), os Estados Unidos conseguiram abrir o placar.
Um lindo lançamento de McKennie, que achou Dest na direita, que tocou de cabeça para o meio da área, achando Pulisic que abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo.
Após o gol dos Estados Unidos, a seleção iraniana teve que partir para cima em busca do empate, e com isso deu espaço para os americanos contra atacarem. E o segundo gol saiu nos acréscimos do primeiro tempo, porém foi anulado por impedimento de Weah.
Segundo tempo morno, mas com final tenso
No começo da segunda parte, os Estados Unidos voltaram com vontade de ampliar o placar e quem sabe decidir a partida. Mas a impressão de que o segundo tempo seria igual ao primeiro passou rapidamente. A pressão inicial norte-americana passou rápida e a seleção iraniana passou a controlar a partida e sair em busca do empate.
E apesar desse controle, os iranianos não conseguiram criar muitas oportunidades, graças ao time americano que montou uma forte marcação, mas pela falta de qualidade técnica do Irã, que tinha em Taremi, seu artilheiro, a esperança de conseguir empatar a partida.
Com o passar do tempo o jogo esfriou, e somente no final da partida os iranianos partiram para o tudo ou nada em busca do gol de empate e quem sabe da classificação. E esse gol quase saiu em um cruzamento que achou a cabeça do zagueiro Pouraliganji, que mandou para fora, assustando os torcedores norte-americanos.
Porém, faltando 1 minuto para o final da partida, depois de 9 minutos de acréscimos dados pelo juiz, os jogadores iranianos pediram pênalti em cima de Taremi, que não foi marcado pelo juiz ou pelo VAR.
Final de jogo e comemoração dos norte-americanos, que garantiram o segundo lugar do grupo B, e enfrentarão a Holanda, primeira colocada do grupo A, nas oitavas de final da Copa do Mundo.
*Texto do estagiário Felipe Navega, sob supervisão da editora Laís Magesky