Copa 2022

Você Sabia? A taça da Copa do Mundo já foi roubada

Na primeira vez, um herói improvável localizou a taça. Já na segunda, reza a lenda que ela foi derretida

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Acrediteounão

Após ganhar o tri campeonato mundial na Copa do Mundo de 1970, no México, sendo o primeiro país a conseguir tal feito, o Brasil teve como grande premiação ficar de forma definitiva com a Taça Jules Rimet. Porém, o objeto de cobiça de todos os países participantes dos mundiais, acabou sendo roubada na sede da CBF em 1983. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Ainda em 1966, aconteceu o primeiro roubo da taça. Ela estava em exposição em Londres, pois a Inglaterra sediaria a Copa naquele ano. Após o misterioso sumiço, a Scotland Yard foi acionada, porém, não obteve sucesso, cabendo a um cachorro de nome Pickles, encontrar a taça, que estava enrolada em um pedaço de papel. Pickles ficou famoso e como prêmio, ganhou comida para o resto de sua vida.

Segundo roubo

Após a conquista do tri mundial, a seleção ganhou o direito de levar para o Brasil a Taça original, que era feita em ouro com uma base de pedras semipreciosas, pesava 3,8 kg e media 35 cm. 

Ela estava exposta dentro de uma caixa de vidro blindado, na sede da CBF no Rio de Janeiro, quando foi roubada e nunca mais vista. A ironia dessa história, é que enquanto a taça original estava exposta, a réplica estava segura em um cofre. Até hoje, a versão mais contada e que muitos acreditam, é de que a taça foi derretida. 

Quem foi Jules Rimet e sua importância para o futebol

Nascido em 1873, Jules Rimet foi um advogado francês que aos 24 anos começou a se envolver no mundo do futebol. Fundou o Red Star F.C. com o qual ganhou títulos importantes na França. Sete anos após fundar o clube francês, Rimet participou da fundação da Fédération Internationale de Football Association, a FIFA.

Com o pensamento de criar uma competição internacional, Rimet se viu frustrado devido ao acontecimento da Primeira Guerra Mundial. Ao fim de guerra e com objetivos bem claros, Jules Rimet queria, através do futebol, promover a justiça e a paz entre os povos. 

Daí surgiu a ideia da Copa do Mundo, com o francês a frente da FIFA por 33 anos, tendo organizado 5 campeonatos mundiais, Uruguai (1930), Itália (1934), França (1938), Brasil (1950) e da Suíça (1954). Após se aposentar, Rimet foi indicado ao Nobel da Paz, falecendo no mesmo ano, aos 83 anos.