Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus para a Copa do Mundo
Time brasileiro abriu o placar na prorrogação, mas levou o empate no último lance da etapa final do tempo extra, perdeu duas penalidades e se despediu do Mundial
A seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo 2022. Nesta sexta-feira (09), o time brasileiro teve uma atuação abaixo do desempenho geral no Mundial e perdeu nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2 após o empate em 1 a 1 e se despediu da competição no Estádio Cidade da Educação.
A primeira etapa foi de contorções dramáticas para os corações brasileiros. Em um jogo com muito domínio no meio-campo, os croatas criaram muitas jogadas passando pelos pés de Modric e principalmente pela direita com Juranovic.
Por sua vez, o time brasileiro tinha bastante dificuldade para criar, mas assustou o Livanovic com chute rasteiro de Vini Jr., que bateu na defesa antes de chegar ao gol, e em cobrança de falta de Neymar, onde o goleiro encaixou sem problemas.
Na etapa final, o time brasileiro se soltou mais e começou a assustar o time europeu. Após cruzamento de Paquetá, Richarlison dividiu com Gvrardiol, que tocou contra o prórprio gol para a defesa do goleiro. Na sequência, Neymar recebeu do Pombo, mas cara a cara chutou fraco e Livanovic mais uma vez defendeu.
O Brasil melhor na etapa final pressionou em busca do gol que na altura seria decisivo, mas as decisões acabaram sendo equivocadas e a partida se encaminhou para a prorrogação.
No tempo extra, as equipes se estudaram e mantiveram a tônica do segundo tempo, com o Brasil tomando a iniciativa com a posse de bola e a Croácia se defendendo. Até que no último lance da primeira etapa da prorrogação, em bela jogada de pé em pé na entrada da área, Neymar recebeu, driblou o goleiro e mandou para o fundo do gol.
Nos 15 minutos finais, os croatas tiveram que se lançar ao ataque em busca da igualdade, enquanto Tite promoveu a entrada de Fred para fechar o meio. Quando a partida se encaminhou para a classificação brasileira, Petkovic recebeu na entrada da área e finalizou de primeira. A bola desviou em Marquinhos e morreu no fundo do gol de Alisson, que nada pôde fazer. Assim, a partida foi para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, Rodrygo errou logo de cara, parando no goleiro Livakovic. Na sequência todos os cobradores de Brasil e Croácia converteram suas batidas
Semifinais
Com o resultado, a seleção croata se classificou para as semifinais da Copa do Mundo 2022. A equipe europeia volta a jogar na próxima terça-feira (13), às 16 horas, no estádio Lusail, em Doha. O adversário será o vencedor do confronto entre Holanda e Argentina, que acontece ainda nesta sexta-feira (09), às 16 horas, no próprio Lusail.