A 38ª Edição do Festival Colibri 2025 coloca a criatividade nas alturas

O Brizz, na Enseada do Suá, recebeu seleto grupo de convidados, empresários da comunicação, publicitários e parceiros do mercado para o lançamento do evento mais aguardado da comunicação no Espírito Santo, a 38ª edição do Festival Colibri 2025, que se destaca como um importante impulsionador da criatividade, inovação e valorização do setor foi com grandes novidades!  O evento reuniu o mercado da comunicação capixaba com muito conteúdo, networking.

O festival voltando para a rua no Triângulo  – A data do Festival Colibri, será nos dias 15 e 16 de julho, no Triângulo. E será especial. Como em 2011, de volta às origens, um festival para fechar a rua! O Summit, no dia 15, será realizado no Clube A, durante o dia, à noite, happy hour no São Joaquim, e tão aguardada premiação, dia 16, será no Embrazado, em Vitória.  A programação será divulgada posteriormente, com detalhes.

Apoio  do  Sebrae  – Na apresentação do evento, promovido pelo Sebrae-ES, Eurípedes Pedrinha, diretor técnico da instituição,falou da importância do mercado publicitário com as grandes empresas, como as conexões são necessárias – pois todos são importantes. Logo em seguida, Alexandre Pedroni , presidente do Sinapro-ES, apresentou a imprensa e mercado da publicidade, a super novidade: O Sinapro/ES, que realiza o evento, passa a ser Sistema Nacional da Propaganda do Espírito Santo.

Nasceu Associação Capixaba e se transformou no Sinapro-ES – “Há 40 anos, um movimento de empresários das agências começou no Espírito Santo, liderados pelo publicitário Takaschi Sugui, da Tema Propaganda, nasceu a Associação Capixaba de Agências de Propaganda que posteriormente em 1987 se transformou em Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo e ai nasceu o Prêmio Colibri. Anos depois com a unificação formatada pela Fenapro, se transforma em Sinapro-ES. Foram anos de conquistas, representatividade e crescimento. Conectamos talentos, ajudamos a construir grandes histórias.  Mas o mundo mudou. A comunicação evoluiu e, para continuar representando e impulsionando o mercado, precisamos dar o próximo passo.

Sistema Nacional da Propaganda do Espírito Santo – Agora, o SINAPRO ES  evolui para se tornar o Sistema Nacional da Propaganda Espírito Santo. Mais do que um nome, um compromisso com o futuro da história.  “Somos mais do que um sindicato, somos um elo.  Através da SINAPRO, expandimos horizontes, conectamos mercado e fortalecemos o setor publicitário, preparando o Espírito Santo para os desafios e oportunidades em nível nacional. Juntos, somos mais fortes. Como sistema, atuamos no presente e planejamos o futuro, reunindo agências, veículos, produtoras, anunciantes, profissionais e estudantes.  Vamos seguir transformando e fortalecendo o ecossistema da comunicação.”

Os responsáveis pela mudança  – tão significativa para o crescimento do Sinapro ES, além do presidente Alexandre Pedroni, e a vice presidente, Raquel Rampon, os diretores do Sinapro: Fernando Lisboa, João Pedro Debbané, Lygia Beloti, Fredy  Pessin e Júlio Cesar dos Reis, sem esquecer, da executiva do Sinapro/ES, Fani Rocha, citada e parabenizada pelo presidente, pelo trabalho desenvolvido.

Inovação no mercado de mídias – case Nubank – Os presentes também tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Inovação no Mercado de Mídias”, com o paulista Felipe Manno, gerente de mídia do Nubank. Felipe é publicitário com experiência de 18 anos atuando em agências de publicidade, atuando diretamente na área de mídia de diversos segmentos, mas com grande destaque no segmento de Finance (Itaú, Santander, Getnet, Autocompara, SIM, Banestes, Bandes, Superdigital Brasil e Latam). E que já trabalhou no mercado capixaba, no Banestes e algumas agências, voltou ao Estado após 6 anos e contou alguns cases de sucesso da sua carreira.

A comissão criativa do  Festival Colibri – A maior premiação da publicidade capixaba e uma das mais tradicionais do Brasil, está com novo portal, que facilita  e fica mais ágil para a inscrição e ser validada pelo júri técnico. De uma forma transparente, para mais credibilidade e assim acompanhar qual etapa do processo está no momento. A tela terá total número de inscrições, com filtros por status, agência e categoria, fluxo das inscrições. A comissão criativa, formada por Thauna Moreira, Caetano Monteiro, Zuliane Pessin, Ricardo Montenegro, Luis Tauffer, Louis Debbané, Leandro Ladeira, Renan Lessa, (das agências Ampla, Chuva, Target, Tipz, Prosper, MP, Fire e Conteúdo), será responsável pela revisão do regulamento, validação das inscrições, escolha do júri, atualização da dinâmica de votação.

O Festival Colibri 2025  que já abriu para inscrição das peças das agências,  temos 365 peças inscritas e até o final do mês de abril serão abertas as inscrições dos profissionais, fornecedores e estudantes.  Na premiação serão 20 categorias, sendo que a categoria Merchandising foi unificada com a ação promocional – e 16 agências inscreveram peças para serem julgadas.

São elas:

1)      Spot Institucional,

2)      OOH,

3)      Filme Institucional,

4)      Midia Online,

5)      Live Marketing/Merchan

6)      Filme digital,

7)      Colibri Social

8)      Designer Gráfico,

9)      Identidade Visual,

10)  Campanha institucional,

11)  Campanha Digital Institucional,

12)  Campanha Digital Varejo,

13)  Filme Varejo,

14)  Ação Creator,

15)  Campanha Varejo,

16)  Case de Sucesso,

17)  Spot Varejo,

18)  Impressos Institucionais,

19)  Design de Produto,

20)  Impressos Varejo.

Agências Inscritas:

MP, Ampla, Prosper, Fire, Conteúdo, Chuva, Tipz, Danza, Target, Transform, Único, ebrand, Prisma, Resultate, Artcom e C3.

Escolha dos melhores profissionais do mercado capixaba, as inscrições iniciam em 24 de abril até 08 de maio, da seguinte forma:  Para eleição dos melhores profissionais do mercado capixaba, as inscrições iniciam em 24 de abril até 08 de maio, da seguinte forma:

Agência:

1)      Atendimento,

2)      criação – Diretor de Arte,

3)      Criação – Redator,

4)       Digital – Conteúdo,

5)       Digital – Performance,

6)      Planejamento,

7)      Produção,

8)      Mídia

Mercado:

1)      Creator,

2)      Executivo de conta,

3)      Marketing

Fornecedores nos segmentos – com inscrição de 05/05 até 19/05.

1)      Gráfica,

2)      Vídeo,

3)      Áudio,

4)      Live Marketing

5)      Fotografia

6)      Comunicação visual,

7)      Brindes,

8)      Serviços especializados.

Prêmio Colibri Estudantes – Os jovens talentos das principais instituições de ensino do Espírito Santo, e os professores orientadores, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social e Design, inscrições abertas dia 5 de maio e termina dia 30 de maio.

Anunciante do Ano – Por fim, o grande prêmio, “Anunciante do Ano” – As empresas que mais acreditaram e investiram no mercado capixaba, são valorizadas com o prêmio.

O Festival Colibri é um evento aberto a todos os profissionais do mercado – da  publicidade, comunicação e design, estudantes, clientes, fornecedores e demais interessados na área. O Festival Colibri é ponto de convergência onde talentos locais e referências nacionais se encontram nas alturas. Como o próprio colibri, que possui a singular capacidade de voar em todas as direções, “nossa criatividade não se limita a um único caminho”  ela sobe, desce, avança e quando necessário, recua para ganhar mais impulso. E nessa liberdade de movimentos que nasce essa força criativa. Todas as fotos são de Rodrigo Gavani

O Líder Empresarial José Luis Galvêas Loureiro em mini documentário – O primeiro mini documentário da série Especial Lideres da Rede Vitória apresenta o líder empresarial e fundador da Galwan, José Luis Galvêas Loureiro, um empreendedor nato que criou a empresa em 19 de novembro de 1987 e não parou mais. No vídeo você vai conhecer o que faz, o que pensa e como lidera suas equipes.Uma liderança que inspira amor, humanidade, gentileza e que tem como receita para o sucesso profissional “verdade, transparência e cartas na mesa, além de consciência de que é preciso querer o bem de todo mundo”. Conheça mais assistindo o documentário abaixo.

video

Banzai – Uma marca que honra suas raízes voltadas para o futuro – O novo logotipo da Banzai é resultado de um redesenho que parte da identidade original para construir uma presença ainda mais contemporânea. Inspirado na tradição japonesa – por meio de traços que remetem aos kanjis e a uma paleta com forte carga simbólica – o projeto encontra equilíbrio entre o respeito à cultura de origem e a necessidade de relevância no presente. A nova identidade assinada pelos craques do Balaio, traduz a força e a elegância de uma marca pioneira, que há mais de duas décadas abre caminhos no mercado. Agora, com formas mais limpas e um minimalismo que potencializa a clareza e as novidades da aplicação, o Banzai se reposiciona com maturidade — sem perder o ímpeto que sempre a moveu.

Vídeo

FICHA TÉCNICA

Agência: Balaio

Negócios: Chico Ribeiro, Wallace Capucho,  Felipe Gama e  Gilciane Monteiro

Direção da marca: Carlos Dalcolmo

Estratégia e Verbal Lucas Vieira

Projeto: Tiago Elias

Gerente de contas: Giulia Marques

Gerente de projetos: Janaína Socolott

Capixaba Cecília Perini é a nova sócia da XP –  A XP anunciou, recentemente, a inclusão de Cecília Perini, líder da empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo, no quadro de sócios da companhia. Com cerca de 20 anos de atuação no mercado financeiro, sendo quase cinco deles dedicados à XP, Cecília tem se consolidado como uma das principais lideranças femininas da empresa, reforçando o protagonismo das mulheres em posições estratégicas no setor. Sob sua liderança, a XP ampliou presença nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo nos últimos anos, construindo um time de especialistas preparados para conduzir os projetos de expansão previstos para as regiões. “O nosso objetivo em Minas Gerais e no Espírito Santo tem sido não apenas oferecer investimentos, mas também construir um legado no desenvolvimento econômico da região, trazendo um atendimento personalizado e estratégico para quem busca realizar sonhos e crescer a partir da gestão inteligente de seus recursos e patrimônio”, afirma a líder da XP.  A nova posição de Cecília como sócia reflete o reconhecimento ao seu trabalho de excelência, sua visão de negócios e sua contribuição para o crescimento e consolidação da XP na região sudeste do país.

Futuro da Experiência do cliente é tema da 2ª edição da Fucape Convida –  Inovação, estratégia e geração de valor estão entre os pilares da segunda edição da Fucape Convida , evento que reúne grandes nomes do mercado para compartilhar experiências e insights que impactam carreiras e empresas. Será no dia 15 de abril, às 18h, na Fucape Business School. Com o tema “O Futuro da Experiência do Cliente” , o bate-papo será comandado por Mary Ballesta, Head do Value Management Office do Santander. Durante a palestra, serão abordadas iniciativas que trazem uma visão estratégica sobre como grandes empresas transformaram a experiência do cliente em motor de inovação, fidelização e crescimento sustentável. Também serão apresentados cases práticos de empresas que se destacam nessa área e mostram como a experiência do cliente impacta diretamente no crescimento e na competitividade dos negócios.

Fidelização do cliente e crescimento sustentável estão entre os interesses envolvidos na Fucape Convida – A pauta ainda será o cenário atual nas empresas, os principais desafios e, o principalmente, como cada profissional e organização pode se preparar para o futuro . Em um ambiente pensado para estabelecer networking , será possível fortalecer as conexões no mercado e trocar experiências profissionais com Mary, que também atua como mentora de crescimento, agilidade de negócios e geração de valor. Os assuntos já podem se inscrever pelo Sympla. A inscrição é solidária e todo valor arrecadado será totalmente destinado à Fundação Fucape, contribuindo para a oferta de bolsas de estudo e impulsionando a educação de qualidade. O Fucape Convida é uma série de encontros exclusivos que traz profissionais renomados para discutir temas de desenvolvimento pessoal e profissional nas áreas empresariais e de gestão. Não perca a oportunidade de se conectar com o mercado! Inscrições: sympla.com.br/evento/fucape-convida/2897995?referrer

Sadia leva fãs para curtir só o filé do Lollapalooza Brasil 2025 – A Sadia surpreendeu os fãs de música ao proporcionar uma experiência exclusiva no Lollapalooza Brasil 2025. A marca parceira, por meio de uma escuta social no X (antigo Twitter), internautas que expressaram o desejo de ir ao festival apenas para assistir a um artista específico. O resultado foi o “Só o filé do Lolla” , uma ação diferenciada que aconteceu durante os três dias de festival e levou essas pessoas ao evento para curtirem “só o filé” da programação, segundo os próprios fãs. Criada pela Africa Creative, a ação faz parte da campanha de frios da marca, que reforça o conceito “Só o Filé” e destaca o Mignoneto, feito com 100% filé mignon suíno. A estratégia visa não apenas fortalecer o vínculo da Sadia com fandoms e o público jovem, mas também associar a ideia de exclusividade e qualidade ao seu portfólio de produtos.

video

https://www.instagram.com/reel/DIBpUMmxvP7

A Sadia reforçou sua presença no Lollapalooza Brasil 2025 – A escolha dos participantes foi feita com base em mensagens enviadas de usuários do X, que mencionaram querer comparecer ao Lollapalooza Brasil 2025 apenas para ver um show específico. A partir dessas interações, a Sadia surpreendeu alguns desses fãs ao oferecer ingressos personalizados que lhes permitiram curtir exatamente o que mais desejavam. Com essa iniciativa, a Sadia reforça sua presença no Lollapalooza Brasil 2025 e conecta sua marca a momentos autênticos de prazer e experiências personalizadas.

Ficha Técnica

Agência: Africa Creative

Título: Só o arquivo no LollaBR

Anunciante: BRF

Produto: Sadia

CCO: Sergio Gordilho

Co-CCO: Mariana Sá

ECD: Rodrigo Barbosa

Diretor de Criação: Rafael Carvalho

Criação: Julio Rodrigues, Pedro Nunes, Felipe Previtali, Brenda Maranhão e Amanda Marra.

CEO: Marcio Santoro

CoCOO Renato Broggin

Atendimento: Michelle Zeger, Maria Gabriela Ramos, Victor Caldeira e Gustavo Andreta.

VP de Conteúdo: Patrícia Colombo

Gerente de Conteúdo: Aline Botelho, Ana Martinelli, João Gabriel Lopes e Lucas Cauzzo.

Vice-presidente de Planejamento: Ana Paula Kuroki

Planejamento: Luciana Mussato, Kelly Caroline e Juan Felipe Cruz

VP de Mídia: Pedro Eustachio

Mídia: Patrícia Russo, Carol Campos, Rafaela Mourão, Natalia Resnik, Luiz Lima e Larissa Garcia

Vice-presidente de Produção: Rodrigo Ferrari

Produção Agência RTV: Amanda Arcaro

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.