Cotidiano

Apagão em torre de controle do Aeroporto de Vitória afetou 48 voos

Os passageiros foram orientados a procurarem as respectivas companhias aéreas para solicitar a remarcação dos voos

Passageiros aguardam embarque no Aeroporto de Vitória. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória
Passageiros aguardam embarque no Aeroporto de Vitória. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória

apagão elétrico na torre de controle do Aeroporto de Vitória afetou um total de 48 voos entre pousos e decolagens cancelados. Os passageiros foram orientados a procurarem as respectivas companhias aéreas para solicitar a remarcação dos voos.

Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o local, a situação foi iniciada depois que um pico de energia na torre de controle paralisou as atividades na noite desta segunda-feira (7). 

Leia também:

> Aeroporto de Vitória volta a operar após apagão na torre de controle; veja como remarcar voos

> STF suspende reintegração de posse de área ocupada em Vila Velha

> Crea-ES: estrutura do Sesc Glória caiu por falta de manutenção

Passageiros com viagem marcada formaram filas enquanto aguardavam a liberação do terminal para seguirem viagem. Eles não ficaram no escuro, uma vez que o saguão conta com gerador.

A jornalista Caroline Pignaton, 45 anos, contou ao Folha Vitória que teria que estar em um evento nesta terça-feira (08), em Brasília. Entretanto, não conseguiu embarcar na segunda-feira (07).

Estava indo a trabalho para Brasília e teria que estar lá às 9h, para um evento. Cheguei no aeroporto às 16h – da segunda- fiquei mais de uma hora e meia na aeronave, depois desembarcamos. Ficaram remarcando o voo até 11h da noite quando cancelaram.

Ainda segundo Caroline, a companhia aérea deu para os passageiros um voucher no valor de R$ 50 a R$ 70, além de pagar um carro de aplicativo para o retorno.

Empresa diz que gerador da torre foi impactado

Por meio de nota, a empresa NAV Brasil, responsável pela manutenção dos equipamentos e do gerador da torre, relatou que o gerador de emergência também foi impactado.

” Esclarecemos que a manutenção dos equipamentos e do gerador da torre é de responsabilidade da NAV Brasil e que o fornecimento de energia à torre é diretamente com a empresa de energia elétrica do Espírito Santo. Mas graças à rápida atuação das equipes técnicas da NAV Brasil, com apoio da concessionária Zurich Airport Brasil, o fornecimento de energia foi restabelecido em curto prazo. Na sequência, teve início a recuperação dos sistemas e equipamentos essenciais para a retomada das operações, permitindo o restabelecimento da operação visual noturna das aeronaves a partir das 23h10″.

De acordo com a empresa, a retomada plena das operações da torre de controle ocorreu à 1h desta terça-feira (08), com o restabelecimento das aproximações e decolagens por instrumentos (IFR).

Companhia aérea cancela voos nesta terça

Mesmo com a retomada das operações na torre de controle do Aeroporto de Vitória, a Gol cancelou voos com partida ou desembarque no terminal da capital capixaba durante a manhã e a tarde desta terça-feira (08). Apenas os voos após às 18 horas estão mantidos.

A mudança impacta viagens para o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Já as companhias Azul e Latam retomaram os voos nesta terça, após o apagão que comprometeu as decolagens e embarques no Aeroporto de Vitória.

Como remarcar voos cancelados?

Os passageiros que tiveram os voos cancelados por conta do apagão no Aeroporto de Vitória, nesta segunda-feira (7), poderão remarcar o embarque.

Segundo informaram as companhias aéreas que operam na Capital capixaba, os passageiros poderão remarcar os voos, conforme garante a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil.

Para remarcar os voos cancelados, os passageiros são orientados a entrar em contato com as companhias, preferencialmente pelos canais digitais, como site e aplicativo, ou pelo telefone.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória