Veja o vídeo

Apagão na torre de controle suspende pousos e decolagens no Aeroporto de Vitória

Passageiros com viagem marcada formam longas filas no terminal; 36 voos foram cancelados, de acordo com a Zurich

Passageiros aguardam embarque no Aeroporto de Vitória. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória
Passageiros aguardam embarque no Aeroporto de Vitória. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória

Um pico de energia na torre de controle paralisou as atividades no Aeroporto de Vitória na noite desta segunda-feira (7). De acordo com a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o local, pelo menos 36 voos foram cancelados. Pousos e decolagens estão suspensos desde o início da noite.

Passageiros com viagem marcada formam filas e aguardam a liberação do terminal para seguirem viagem. Eles não ficaram no escuro, uma vez que o saguão conta com gerador.

Veja o vídeo:

O motorista Francisco Airton, 50 anos, e a esteticista Osmarina Motta, 55 anos, contaram que estavam dentro do avião que seguiria para Manaus quando o comandante avisou que havia ocorrido um apagão geral no aeroporto.

“Nosso voo era as 18h, para Manaus com conexão em Brasília. Estavávamos dentro do avião quando o comandante disse que havia acontecido um apagão geral no aeroporto, mas quando a energia voltou, a torre de energia de controle não voltou. Ficamos mais de uma hora dentro do avião e fomos orientados a sair da aeronave e entrar na fila para remarcar a passagem”, disse Francisco.

Os dois são de Manaus e estavam visitando parentes em Marataízes. “Ia ter conexão em Brasília, mas com esse atraso, perdemos a conexão”, contou Osmarina.

Já a empresária Liliana Lima, 66 anos, estava indo para Belo Horizonte a trabalho. Com a paralisação, ela disse que tentaria remarcar o voo, ir para casa dormir e voltar ao aeroporto bem cedinho nesta terça-feira (08).

“Mais de 200 pessoas dentro do avião e todas tiveram que sair para saber o que vai ser feito. Foi um problema que afetou o aeroporto todo, todas as companhias. Eu teria que estar em BH às 8h desta terça para um evento, mas já vi que posso acabar perdendo. Mas vou ficar aqui na fila e tentar remarcar meu voo para amanhã bem cedinho”, contou.

A empresária Liliana Lima tinha que comparecer a um evento em Belo Horizonte nesta terça (08). Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória

A jornalista Caroline Pignaton, 45 anos, contou ao Folha Vitória que teria que estar em um evento nesta terça-feira (08), em Brasília.

“Estou indo a trabalho para Brasília e teria que estar lá às 9h, para um evento que só acontece amanhã (terça). Então, se eu não conseguir embarcar, perdi todo o evento. Além disso, como estou indo a trabalho, tem reserva de hotel que já foi feita pela empresa. Tudo vai precisar ser repensado”, disse.

A jornalista Caroline Pignaton tenta embarcar para Brasília. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória

LEIA TAMBÉM:

Aeroporto de Vitória: pico de energia paralisa atividades

Segundo a Zurich, os pousos e decolagens no aeroporto estão suspensos por conta do pico de energia, que comprometeu a operação dos equipamentos da torre.

Ainda de acordo com a concessionária, a torre é administrada por outra empresa, a Nav Brasil Serviços de Navegação Aérea.

Na mesma nota, a Zurich informou que o aeroporto conta com gerador. A concessionária também orientou que os passageiros com voos marcados procurem as companhias aéreas.

Orientamos aos passageiros com voos marcados que procurem a companhia aérea, preferencialmente pelos canais digitais, para acompanhar o status ou solicitar remarcação de voos. A concessionária informará tão logo as operações forem retomadas, informou a Zurich por nota.

A EDP, concessionária de energia do Espírito Santo, também foi procurada para comentar sobre o problema e informou que não há ocorrência na rede elétrica da Distribuidora e acrescenta ainda que a instalação interna é de responsabilidade do cliente.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.