
O navio turco Iron Trader deixará o Complexo Portuário de Vitória, após 10 anos atracado no berço 902. A remoção da embarcação, que está no Cais de Capuaba, em Vila Velha, está programada para esta quinta-feira (17), mas dependerá das condições de mar e vento, segundo a Vports.
O destino do navio é o complexo portuário de Itajaí, em Santa Catarina, e a operação de transferência será acompanhada por dois rebocadores durante toda a viagem, prevista para durar sete dias.
LEIA TAMBÉM:
O navio foi adquirido como sucata em leilão pela Sudeste Soluções Ambientais Eireli. Segundo o diretor de Infraestrutura e Operações da Vports, Alsimar Damasceno, um acordo foi feito com a empresa que adquiriu a embarcação para criar um plano de retirada.
Quatro rebocadores vão atuar na retirada e na manobra do navio, fazendo o acompanhamento até a saída do canal do Porto de Vitória. A partir daí, a viagem até o porto de Itajaí, prevista para durar sete dias, seguirá com dois rebocadores, um deles na frente, efetivamente “puxando” o Iron Trader, e o outro, na retaguarda, fazendo o apoio e monitoramento
Ainda segundo Alsimar, a operação cumprirá todas as normas marítimas, nacionais e internacionais. “A velocidade de navegação, por exemplo, será de quatro nós, o que equivale a menos de 8 quilômetros por hora”, completou.
De acordo com a Vports, o navio foi preparado para a viagem e não levará passageiros, carga ou qualquer tipo de benefícios, com o objetivo de minimizar os riscos.
“Teremos o que chamamos de ‘tow master’, um comandante especializado contratado para a função, que será o líder da operação de reboque do início ao fim da travessia”, informou Agostinho Sobral, coordenador de Serviço de Tráfego de Embarcações da Vports.
A Vports ainda informou que, após a retirada do navio, a expectativa é revitalizar o berço 902, para aumentar o escoamento de cargas já movimentadas no porto.