
A menina de 7 anos que sobreviveu ao desabamento de uma casa no bairro Areinha, em Viana, recebeu atendimento médico e foi levada para casa de familiares. Os pais da criança não resistiram aos ferimentos e morreram.
O desabamento aconteceu na noite desta sexta-feira (18). Três pessoas estavam no imóvel no momento da tragédia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada para atender a ocorrência por volta das 23h. As equipes chegaram e logo iniciaram as buscas.
José Antônio Nunes, de 57 anos, e a esposa Joelma Nunes, de 47, não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal, em Vitória.
A filha do casal foi resgatada durante a madrugada deste sábado (19). Ela teve ferimentos leves, foi socorrida por militares do Corpo de Bombeiros e levada ao hospital. Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que a menina foi retirada dos escombros.
Após receber atendimento médico, a menina foi acolhida por familiares. Detalhes do estado de saúde da criança não foram divulgados.
Casa tinha sinais de risco
Vizinhos e familiares das vítimas contaram à reportagem da TV Vitória/Record que a estrutura da casa apresentava sinais de risco.
A irmã de Joelma, Jossélia Ferreira, contou que há cerca de 15 dias esteve no imóvel e ficou preocupada com o estado da estrutura. Segundo ela, as vigas estavam deterioradas e o imóvel tinha escoras improvisadas.
Jossélia chegou a oferecer abrigo para a família na casa dela, mas a irmã teria insistido em ficar no imóvel.
Defesa Civil faz alerta para risco em estruturas de imóveis
A Defesa Civil fez um alerta à população que vive em áreas de risco, principalmente em dias chuvosos como os registrados nesta semana no Espírito Santo.
“A Defesa Civil orienta que toda construção ou reforma seja realizada com acompanhamento técnico especializado, por profissionais habilitados, e com elaboração de projetos estruturais, respeitando as normas de segurança vigentes. A ausência desses cuidados pode resultar em sérios riscos à vida e ao patrimônio”, diz a nota divulgada à imprensa.
Segundo o órgão, é fundamental observar sinais de comprometimento estrutural, como:
- Rachaduras em paredes ou pisos;
- Portas e janelas desalinhadas;
- Infiltrações persistentes;
- Estalos na estrutura;
- Inclinação de muros ou colunas.
Ao identificar qualquer um desses sinais, a recomendação é evacuar o imóvel imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil. Em Viana, o atendimento é realizado pelo telefone (27) 99860-4360. A Defesa Civil Estadual pode ser acionada pelo telefone 193.
Em nota, a Prefeitura de Viana lamentou o ocorrido, destacou que segue à disposição da população e reforçou o compromisso com a prevenção de riscos e a promoção da segurança em todas as regiões do município.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record.