Artcom Comunicação assume a gestão das Redes Sociais do Detran-ES

A Artcom Comunicação conquistou recentemente a gestão das redes sociais do Detran-ES para um período de oito meses, de fevereiro a setembro de 2025. A agência será responsável por desenvolver e executar a estratégia digital do órgão, garantindo conteúdos informativos, educativos e de utilidade pública para a população capixaba. Com ampla experiência no setor público e privado, a Artcom Comunicação reforça seu compromisso em promover uma comunicação digital eficiente, acessível e engajadora.

O objetivo é ampliar a conexão do Detran-ES com os cidadãos –  utilizando conteúdos criativos e linguagem assertiva para informar sobre serviços, campanhas de conscientização no trânsito e novidades do órgão. “Acreditamos no poder da comunicação digital para transformar a relação entre órgãos públicos e a sociedade. Estamos muito animados com esse desafio e certos de que iremos contribuir para uma comunicação ainda mais próxima e eficaz entre o Detran-ES e os capixabas”, destaca Adilson Lourenço, diretor-presidente da Artcom Comunicação. A parceria entre a Artcom Comunicação e o Detran-ES reforça a importância de uma presença digital estratégica para órgãos públicos, garantindo informação de qualidade e interação transparente com os cidadãos.

38ª edição  do Festival Colibri 2025 – o Sinapro-ES convidando para o encontro de lançamento da 38ª edição do Festival Colibri, que é a largada da maior premiação da publicidade capixaba e uma das mais tradicionais do Brasil que já está pronta pra voar! Hoje a noite, no Brizz – Rua Judith Maria Tovar Varejão, 411 – Enseada do Suá, vamos conhecer todos os detalhes da programação deste ano. O que vamos ter no festival e os eventos de premiação e festa de confraternização. Bora lá !! Confirmou sua presença no Sympla?  Corre poque as vagas são limitadas.

DaybyDay celebra a chegada da Bacio di Latte – Agora é mais que oficial !. O DaybyDay, o mall mais charmoso da Praia do Canto, está celebrando a chegada da Bacio di Latte. A nova loja, inaugurada nesta segunda-feira, já é um sucesso e promete adoçar ainda mais a experiência dos nossos visitantes. Bem-vinda à nossa Praia do Canto!

Maely OOH e C2R Mídia lançam painéis digitais para ônibus de São Paulo – A primeira empreitada da Maely Mídia OOH no mercado Out of Home em São Paulo, após aquisição de metade da C2R Mídia, foi anunciada nesta semana. Trata-se do pré-lançamento de um circuito completo de telas digitais para os ônibus que, em breve, estará em pleno funcionamento pela capital paulista. A novidade reforça o momento das duas empresas na busca por oportunidades e por produtos diferenciados, que tragam novas experiências aos consumidores, principalmente no segmento de mobilidade, como o ônibus, que possui um papel tão importante para a locomoção de milhares de pessoas todos os dias. Intitulado B-Air Digital, o novo produto faz parte de uma série de inovações que buscam integrar a digitalização à mídia OOH na jornada de mobilidade, criando um novo paradigma para o segmento. As telas devem chegar a 1 mil veículos da frota paulistana até o final de 2026.

O formato também permitirá a compra de mídia programática, de forma automatizada  – Além das mídias publicitárias, o formato deve apresentar conteúdos de entretenimento, campanhas de conscientização e utilidade pública, considerando que o ônibus promove maior tempo de exposição e permanência do usuário entre todos os modais do segmento OOH. Para a publicidade, o formato também permitirá a compra de mídia programática, de forma automatizada, para toda a rede integrada aos ônibus, proporcionando recursos para impactar novos públicos e falar com uma grande audiência de maneira personalizada, promovendo melhores experiências para marcas e consumidores. O lançamento da plataforma digital representa uma evolução não apenas para as empresas, mas também para o próprio mercado de OOH, elevando a qualidade e eficiência da mídia exterior em São Paulo a novos patamares. “O ônibus é o meio mais usado para o transporte de pessoas e abastece todo o sistema, sendo capaz de conectar todas as demais mídias OOH pela cidade. A mídia em ônibus é a peça fundamental na continuidade da comunicação que atua pelas ruas, avenidas, metrôs e terminais”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Maely Mídia OOH, que hoje atua com soluções completas no Espírito Santo: grandes formatos, mobiliário urbano, ambientes de consumo, mídia em transportes e mídia em edifícios.

Evolução do estático para o Digital – O B-Air Digital é a evolução de um dos principais produtos do portfólio das empresas, que até então estava disponível apenas de forma analógica – o Painel B-Air Estático. Nesta primeira fase de implementação do projeto, a previsão é instalar mais de 2,5 mil faces de mídia em ônibus, entre os formatos digital e estático, complementares aos ativos já existentes. Além de proporcionar anúncios mais dinâmicos e segmentados, os formatos irão permitir, de forma integrada, uma interação mais rica e consistente com o público no momento de sua jornada diária pela cidade de São Paulo. Cada formato atende a determinadas estratégias, porém, juntos, vão ampliar e complementar os principais circuitos de ruas e avenidas da cidade. A publicidade em OOH vivencia um momento único, e a chegada da Maely Mídia a São Paulo ajuda a fortalecer o segmento, com a abertura de novas frentes de negócios, trazendo experiência e oportunidades às marcas.

Os investimentos no modal de ônibus e em todo o sistema de transporte refletem o bom momento do segmento  – “Este é um marco para o segmento. Foram meses de planejamento e testes para garantir que nossa plataforma fosse segura e de alto impacto. A Maely traz uma vasta experiência no setor e, com essa união, conseguimos projetar o futuro da mídia OOH no Brasil. Estamos confiantes nas possibilidades que surgem a partir dessa união”, afirma Rogério de Moraes, CEO da C2R Mídia. Os investimentos no modal de ônibus e em todo o sistema de transporte refletem o bom momento do segmento, o que já é percebido pela população. A chegada dos ônibus elétricos, que já são vistos em circulação pelas ruas e avenidas da cidade, por exemplo, compõe um cenário de inovação para o setor. Por isso, o projeto B-Air Digital contempla também os ônibus elétricos que, em breve, terão a tecnologia das telas digitais, acompanhada de inovação e incentivo para mais investimentos no segmento de transportes sustentáveis.

Formato Digital – O modelo B-Air para o Digital é um projeto desenvolvido exclusivamente para o ambiente dos ônibus. Criado após vários estudos, testes, laudos e acompanhamento de diferentes profissionais da área, o formato, além de seguro, garante que todas as pessoas tenham visão total das telas, pois foram projetadas para compor os corredores de passagem e circulação das pessoas no interior dos ônibus. Cada conjunto possui duas telas dupla face–, que colaboram para maior exposição e alcance de todos, e seu desenho compõe o ambiente interno dos ônibus em harmonia com as estruturas internas, sem obstruções visuais. De acordo com cada modelo e tamanho dos ônibus, o B-Air Digital será instalado com uma peça única (duas telas) ou duas peças (quatro telas), sempre próximo à posição do cobrador, aumentando o impacto na catraca.

Talk EAD Senac 2025: evento gratuito discute tendências tecnológicas no ensino – O avanço da tecnologia transformou diversas áreas e com o segmento da educação não foi diferente. Da Inteligência Artificial às metodologias imersivas, o ensino a distância segue em constante movimento, apresentando novos desafios para educadores e estudantes. Para debater esse cenário e explorar soluções, o Senac Espírito Santo promove amanhã,  dia 3 de abril, a 2ª edição do Talk EAD Senac – Educação e Tecnologia. O evento será realizado no Auditório do Senac, em Bento Ferreira, das 15h às 17h, e também contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube. A edição deste ano traz o tema “Horizontes da Educação: Inovação, Impacto e Transformação” e sua programação inclui um painel interativo com especialistas renomados, que discutem o impacto da inovação tecnológica no ensino e as transformações na experiência educacional. O evento é gratuito e aberto a estudantes, professores, gestores educacionais e profissionais específicos da área. As vagas presenciais são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo Formulário On-line . Já para quem não compareceu presencialmente, a transmissão será realizada pelo canal do Senac-ES no YouTube Presencial: Inscreva-se aqui !

De olho no futuro – O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Romero Tori, é presença confirmada no evento. Tori é referência no uso de realidade virtual e ampliada na educação. Pesquisador na área de “Educação Imersiva”, autor do livro: “Educação sem Distância” e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Sua apresentação abordará como a tecnologia pode ampliar o alcance do ensino e melhorar a interação no ambiente digital. O evento também contará com a participação do professor José Motta Filho, Especialista em metodologias ativas e tecnologias como Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Motta é Co-fundador da Moonshot Educação, inspira educadores a repensarem o ensino e contribuírem para a transformação global. Professor, pesquisador, palestrante, autor, entusiasta em inovações educacionais, tecnologias emergentes, é Doutorando em Filosofia da Educação pela Florida Christian University e Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Claudio Gatti lança livro com fotos inéditas de personalidades retratadas durante a pandemia – Um dos fotojornalistas mais requisitados do país, Claudio Gatti está lançando um projeto inédito em que traz 53 retratos com depoimentos de personalidades das mais diversas áreas, feitos durante a pandemia da Covid-19, que assolou o mundo entre 2020 e 2021, e está completando cinco anos. “Reflexões no isolamento: retratos de Claudio Gatti” , da Amê Content Comunicação e Editora , tem lançamento marcado para amanhã, dia 03 de abril , quinta-feira, na Livraria da Travessa – Iguatemi, em São Paulo. A curadoria do projeto é de João Kulcsár e as entrevistas foram coordenadas e editadas pela jornalista Chantal Brissac junto a um tempo de colaboradores. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. 

Há exatos cinco anos, como milhões de outros profissionais –  Gatti também foi obrigado a parar suas atividades devido à eclosão da Covid-19. Seu espírito inquieto não conseguiu ficar parado por muito tempo. Em uma conversa com o jornalista João Faria , surgiu a ideia de entrar em contato com alguns dos executivos que Gatti já havia fotografado, principalmente para as revistas Veja e IstoÉ Dinheiro, para que eles abrissem suas casas e mostrassem como estavam passando por aquele período de isolamento. Os 53 retratos que compõem o livro (os 50 realizados em 2020/2021 e outros três incluídos mais tarde) são acompanhados de entrevistas realizadas pelos jornalistas Chantal Brissac (que também editou os textos), Sérgio VieiraSilvia Balieiro e Silvio Nascimento, em que os líderes fotografados estão passando pelo período mais crítico da pandemia e os ensinamentos e reflexões trazidos por aquele momento de crise.

As entrevistas também foram quase todas realizadas por teleconferência –  entre 2020 e 2022. “Foi uma experiência muito interessante perceber como, depois de serem fotografados, eles tinham uma sede de falar sobre o impacto não só profissional, como pessoal, que a pandemia teve em suas vidas”, conta Chantal. A lista inclui, entre outros, o então presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo e o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein,  Claudio Lottenberg , que liderou lidando diretamente com a Covid-19, líderes sociais como Edu Lyra , fundador do Instituto Gerando Falcões; Adriana Barbosa , criadora da Feira Preta e Gilson Rodrigues , fundador do G10 Favelas . Integram a lista de líderes empresariais como Elie Horn , fundador da Cyrela , Laércio Cosentino , conselho de administração da Totvs , Luís Rezende , então presidente da Volvo no Brasil , Marcelo Gomes , CEO da Alvarez & Marsal (que assina o prefácio do livro), e Sergio Zimerman , fundador da Petz. 

Os retratos trazem as marcas registradas do trabalho de Gatti –  elementos inusitados, um clima lúdico e espontaneidade. O reconhecimento conquistado ao longo da trajetória profissional fez com que essas lideranças abrissem um momento ainda crítico da pandemia, tomando todos os cuidados necessários de distanciamento.  “Quando recebo uma pauta, busco pesquisar e me aprofundar, e a partir disso vou atrás de elementos que possam contribuir na criação da cena. Antes de começar a fotografar converso e fico muito atento ao que a pessoa me fala, olho no olho.” Claudio Gatti.

Os desafios trazidos pelo contexto da pandemia da Covid-19 – Na introdução, João Kulcsár, curador do projeto, afirma que “Claudio planeja cada foto que executa. Ele pesquisa e estuda o retratado antes de encontrá-lo, sem esquecer do papo descontraído e do prazer do acaso que o fazem ir de encontro a novas ideias para a produção final”. Ele também ressalta outros desafios trazidos pelo contexto da pandemia da Covid-19. “Os personagens aqui retratados abriram-lhe as portas, confiaram e embarcaram em sua jornada e se mostraram de uma maneira distinta, em poses inabituais, dentro de espaços cotidianos ou não, com todas as limitações do confinamento”.

Os retratos da pandemia: de terno e prancha de surfe na piscina, presidente sem sapato – Gatti buscou seguir todos os protocolos de distanciamento e sanitários recomendados à época para evitar o contágio com o coronavírus, como o uso de máscara e álcool gel. Assim, clicou, por exemplo, Juliano Ohta , ex-CEO da Telhanorte , de terno e prancha de surfe dentro da piscina do seu prédio, Luciana Wodzik , diretora da Arezzo , dando banho no filho, Luis Rezende , presidente da Volvo , lavando o chão da cozinha de casa, e Elie Horn , da Cyrela , sem os sapatos em seu escritório na sede da empresa. Uma imagem surpreendente é a de Sergio Zimerman , da Petz , com uma focinheira – que pode ser entendida como uma ‘máscara’, mas também mostra a impossibilidade de proximidade naquele momento. “Levei aquilo na bolsa achando que ele nunca ia topar”, lembra o fotógrafo. “Uma coisa importante é que muitas dessas lideranças trabalharam na linha de frente, na busca por vacina, angariando doações para distribuição em locais vulneráveis”, conta. Gatti e os outros envolvidos na produção do livro consideram que o lançamento agora, com o marco dos cinco anos do início da pandemia, traz mais significados para as imagens e as reflexões contidas na obra, ainda com um ineditismo na temática. “Não conheço outro projeto semelhante que registrado e conversou com pessoas naquele momento”, afirma o fotógrafo. ESTANISLAU BASSOLS_foto Claudio Gatti

O projeto inicialmente contou uma exposição realizada na FIESP – A princípio com 50 lideranças empresariais do setor público e terceiro setor, o projeto foi apresentado na exposição “Retratos no Isolamento, reflexões da pandemia” . A mostra apareceu em cartaz entre agosto de 2021 e janeiro de 2022 na Galeria de Fotos do Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista. A curaria foi de João Kulcsár , fotógrafo, professor e coordenador do curso de Fotografia do Senac São Paulo, que também assina a curaria e introdução do livro. O projeto foi contemplado pela Lei Rouanet (Fundo Nacional da Cultura), com patrocínio de Alvarez & Marsal , além do apoio da Zatz Performa e do Instituto Lado a Lado pela Vida, que terá parte da tiragem revertida para financiar suas atividades. O editorial cooperativo ficou com a carga de Alberto Alves e o projeto gráfico e direção de arte são assinados por J. Pequeno A. Neto e Rafael Pera .

Gerdau impulsiona ecossistema de inovação com primeira edição do Gerdau Innovation Day – Para reforçar seu protagonismo como companhia inovadora e que usa o digital e a tecnologia como ferramentas para transformar o negócio, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, promove, pela primeira vez, o Gerdau Innovation Day, evento que abordará temas como inovação, liderança, marca e empreendedorismo em Porto Alegre (RS). O encontro será no dia 8 de abril, às 14h, no Instituto Caldeira, antecedendo a abertura oficial do South Summit Brasil 2025. Destinado a startups, empreendedores, parceiros e clientes, o Gerdau Innovation Day terá um formato de palestras e painéis, reunindo executivos da Gerdau e convidados externos de diferentes setores para discutir soluções e fortalecer conexões em temas como o futuro, tecnologias emergentes, transformação digital, novos negócios, parcerias de marca, entre outros, impulsionando negócios e relacionamentos.

A realização do encontro no Instituto Caldeira marca a retomada do calendário de eventos na capital gaúcha  – “A Gerdau, aos 124 anos de história, é uma empresa cada vez mais cyber-powered, que realiza as transformações necessárias ao negócio por meio do digital e da tecnologia”, afirma Gustavo França, ( foto)  diretor de TI e digital da Gerdau. “A criação deste dia de imersão faz parte do nosso compromisso de fomentar discussões sobre temas fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Além disso, a realização do encontro no Instituto Caldeira marca a retomada do calendário de eventos na capital gaúcha, reforçando Porto Alegre como um importante polo de inovação do Brasil”, complementa o executivo.

Grandes nomes entre os painelistas  – Além de Gustavo França, o Gerdau Innovation Day terá entre os palestrantes executivos da Gerdau como André Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Conselho de Administração; Pedro Torres, (foto) diretor global de Comunicação e Relações Institucionais; e Elder Rapachi, diretor executivo da Gerdau Next. Já entre os painelistas convidados estarão Daniel Randon, presidente da Randoncorp; Luis Justo, CEO da Rock World; Francisco Matos, diretor executivo da Fórmula 1; Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira; Carolina Cavalheiro, diretora de Negócios do Instituto Caldeira; Sérgio Finger, CEO da startup de economia circular Trashin; e Mônica Magalhães, fundadora da agência Disrupta de Exploração de Futuro.

O Gerdau Innovation Day antecede o South Summit Brasil 2025 – um dos principais pontos de encontro globais entre fundos de investimento, empresas e startups, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS). Patrocinadora pelo quarto ano consecutivo, a companhia promoverá discussões sobre inovação, empreendedorismo, pessoas e liderança em sua participação no evento.

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.