Ativação assina o estande premiado da Nebrax na Marmomac Brasil 2025

A Ativação, especialista em experiências de marca através das ferramentas de live marketing, celebrou mais um grande reconhecimento com a premiação do estande da Nebrax no Best Communicator Award, na categoria Tecnologia, durante a Marmomac Brasil 2025. O conceito “Transparência que não muda”, desenvolvido pela agência Tipz para a Nebrax, foi o fio condutor do projeto. Coube à Ativação transformar essa visão em um espaço imponente e inovador, onde a transparência foi protagonista tanto na estética quanto na experiência do visitante.

Para a Nebrax, a premiação reforça sua presença inovadora no setor  – Dando vida ao conceito, o estande utilizou materiais translúcidos no mobiliário, um painel de LED com transparência estrategicamente posicionado e iluminação que reforçou a sensação de leveza e modernidade. Além disso, ativações interativas, como a personalização de copos com frases inspiradas na identidade da Nebrax, tornaram a experiência ainda mais marcante. Para a Nebrax, a premiação reforça sua presença inovadora no setor e valida seu compromisso com a transparência. A Marmomac Brasil é um dos principais eventos do setor de rochas ornamentais e afins, reunindo marcas e profissionais de todo o mundo. A conquista do Best Communicator Award reafirma a capacidade da Ativação de transformar conceitos estratégicos por marcas para pessoas.

Invite Inc. aposta em experiência sofisticada no Carnaval de Vitória – A incorporadora Invite Inc., comandada por Cecília Zon, prometeu e  elevou   o nível da experiência no Carnaval de Vitória com seu exclusivo Camarote Invite. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, os clientes da marca puderam desfrutar de um espaço diferenciado, cuidadosamente decorado para a ocasião, incluindo um ambiente instagramável para capturar os melhores momentos da festa.  Além do visual sofisticado, uma experiência completa com open food e open bar, proporcionando conforto e diversão aos convidados. Como parte da identidade visual do projeto, o designer Gustavo Zamonaro assinou a criação das peças que traduzem a essência da Invite para o evento. Os participantes receberam abadás exclusivos e copos personalizados, reforçando a proposta de exclusividade da empresa.

.Projeto ReciclaFolia promove a educação ambiental no Carnaval de Vitória  – Nos dias dos festejos de Momo no Brasil, desfiles das escolas de samba,  dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Sambão do Povo, um grupo de foliões estava a postos para garantir que a capital capixaba promova o carnaval mais sustentável do país. Trata-se do projeto socioambiental ReciclaFolia, que atua desde 2009 no desfile das escolas de samba do Espírito Santo, com o objetivo de conscientizar os foliões sobre a coleta e reaproveitamento das fantasias que são descartadas no sambódromo. As atividades de sensibilização ambiental já estão acontecendo com a presença de uma equipe do projeto que está abordando foliões nos ensaios técnicos que ocorrem no Sambão do Povo, nos ensaios regulares das escolas de samba e em outras atividades relacionadas ao carnaval. A ideia é que os foliões entrem na avenida cientes de que poderão destinar suas fantasias para ser reaproveitadas ao final do desfile.

Projeto socioambiental conscientiza foliões sobre a coleta e reaproveitamento das fantasias que são descartadas após desfile  – A doação das fantasias e adereços é feita pelos componentes das escolas de samba na dispersão da apresentação, ao final do sambódromo, para os “Foliões Ecológicos”, como são chamados os colaboradores da entidade, que estarão identificados com as camisetas do projeto e ao lado de tendas para armazenar provisoriamente as fantasias doadas. Ao longo dos seus 16 anos de atuação, o ReciclaFolia estima que tenha coletado mais de 50 toneladas de resíduos no Carnaval de Vitória. A coordenadora de coleta e articuladora do Núcleo de Desenvolvimento Socioambiental e Cultural do ReciclaFolia, Cida Moschen, explica que a coleta sustentável evita que este material seja descartado como lixo, gerando poluição ao ambiente.

“Após a coleta, é feita uma triagem do que foi recolhido e, por último, o material é destinado a grupos cadastrados. Dessa forma evitamos que os resíduos sejam lançados na Baía de Vitória e, consequentemente, promovemos uma economia criativa e sustentável”, comenta a coordenadora. Neste ano, o projeto conta com patrocínio da Cesan e do Banestes e apoio da Liga das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória (Liesge), Prefeitura Municipal de Vitória, Sebrae, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo, além de parceria com outras entidades sociais.

Possibilidades criativas – O material recolhido é destinado a empreendedores de artesanato, economia solidária e produtores culturais. “Estamos trabalhando com bastante seriedade. Os desfiles vão ser transmitidos por televisão e internet para o Brasil e o mundo. E somos pioneiros em promover um carnaval mais sustentável”, observa Soemyk Santana, coordenadora de oficinas do ReciclaFolia. Ela conta que entre os grupos que recebem o montante coletado estão desde prefeituras do interior do Espírito Santo até blocos carnavalescos de Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo grupos de teatro, para utilização em figurinos e cenografia, e os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), para atendimento de arteterapia. Escolas municipais, estaduais e particulares da Região Metropolitana também recebem as roupas, para reutilização nas aulas de artes e atividades culturais, assim como grupos de empreendimentos de economia solidária que trabalham com produção de artesanato, artesãs independentes, escolas de samba da Região Metropolitana, unidades de /saúde de Vitória, para reúso em arteterapia, e produtores culturais que reaproveitam o material em festas temáticas.

Programa Tampinha do Bem – Para o Carnaval deste ano, o ReciclaFolia trabalha no sentido de ampliar a sensibilidade dos foliões sobre a proteção ambiental, minimizando, assim, os impactos negativos na Baía de Vitória. Entre as novidades programadas pela entidade está a coleta de tampinhas Pet nos camarotes, junto ao Programa Tampinha do Bem, realizado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), que busca retirar do lixo matéria-prima que pode ser revertida em renda para entidades assistenciais. Outra parceria inédita em 2025 é com o projeto Re-Colheita, selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural e realizado pela designer Juliana Lisboa no laboratório de reciclagem criativa Fantástica Carpintaria, com produção executiva da Cidade Quintal. Por meio dele, materiais de fantasias coletados pelo ReciclaFolia serão reciclados e transformados em estruturas e mobiliários que possam ser utilizados no próprio Sambão do Povo.

Oficinas do ReciclaFolia – Criado dentro da cultura carnavalesca, o ReciclaFolia desenvolve diversas atividades ao longo do ano, sempre com foco na construção de uma sociedade sustentável. O projeto coordena um grupo de empreendimento de economia solidária e realiza oficinas de artesanato, favorecendo o reúso das fantasias e adereços, juntamente com vidros, CDs, vinis, e tudo o que possa ser reaproveitado. “Buscamos sempre ressaltar a importância do descarte dos resíduos em locais adequados, e também o consumo consciente. E, principalmente, promovemos a sensibilização das pessoas para a importância de cuidar do nosso ambiente de convivência”, destaca a coordenadora de coleta Cida Moschen.

Dicas da Autoglass para pegar a estrada no Carnaval sem perrengue – O carnaval é uma das datas mais esperadas do ano, em 2024, mais de 3 milhões de brasileiros viajaram de carro para aproveitar o feriado, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), e para fazer uma viagem segura é necessário se atentar a alguns pontos importantes.Uma das principais causas de acidentes em estradas é a falta de manutenção veicular, portanto, selecionamos algumas dicas de como se preparar para pegar a estrada com segurança, confira as principais dicas como:  Palhetas,  Filtros, Iluminação, Calibração do ADAS e Líquido de arrefecimento do radiador e óleo de motor  

Dicas bônus do especialista – películas especiais – Segundo Vinicius Setubal, coordenador de serviço e produtos em nível Brasil da Autoglass, um item indispensável são as películas especiais: de proteção solar ou anti furto. As primeiras, têm a possibilidade de reter quase 100% do calor dos vidros, elas não só garantem conforto térmico, mas também proteção de 99% dos raios UV, enquanto os modelos anti-furto, suportam impactos de até 90kg, reduzindo também a probabilidade de ferimentos nos ocupantes do veículo em caso de acidentes, uma vez que ao ser quebrado, o vidro com a película anti furto estilhaça antes de descolar.  Para garantir a segurança da sua viagem, visite uma das mais de 80 lojas da Autoglass, consulte um especialista e aproveite o feriado com tranquilidade, sabendo que seu carro está em ótimas condições.

Guaraná Antarctica valoriza as diversas formas de celebrar os “carnavais” do Brasil – O Carnaval brasileiro é plural, com uma imensa riqueza cultural em cada canto do nosso país. Em 2025, Guaraná Antarctica reafirma sua conexão com essa celebração lançando uma nova campanha na mídia e, em breve, ganhará as ruas, com ações em blocos e festas.  A marca, presente há mais de 100 anos na vida dos brasileiros, celebra a festa como algo genuinamente nacional, afirmando que a folia é ‘Coisa Nossa’. “Guaraná Antarctica tem o prazer de se conectar com o Carnaval em todas as formas que ele se apresenta no Brasil. Seja nos blocos de rua, nas grandes festas ou em nossos diferentes filmes de campanha, celebramos a pluralidade desta comemoração tão brasileira. Para nós, é um privilégio estar presente em uma das maiores manifestações culturais do país, que é tão “Coisa Nossa” quanto a nossa marca!”, afirma Guilherme Poyares, diretor de Marketing de Guaraná Antarctica.

Campanha Idealizada pela agência CP+B Brasil –  o filme da marca destaca ‘Guaraná Antarctica Zero’ como uma opção tão saborosa quanto a versão regular do Original do Brasil. Com uso do humor e abordagem criativa, a peça brinca com alguns foliões que duvidam da promessa de que “é tanto sabor, que nem parece zero”. No filme, quem não acredita vira símbolo carnavalesco, como o Boneco de Olinda e a serpentina. A peça é veiculada na televisão e nas redes sociais da marca.  

.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Ativações e embaixadores  – Guaraná Antarctica vai se jogar no Carnaval de oito cidades em diferentes regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis – celebrando a variedade de expressões da folia.  O time de embaixadores da marca também reflete essa pluralidade: desde o carnavalesco Milton Cunha, com uma trajetória de mais de 30 anos no Carnaval , até Brino, nativo digital que é sucesso entre os jovens, mostrando que o Original do Brasil se conecta com todas as gerações e formas de celebrar a festa. A dupla protagoniza conteúdos exclusivos para as redes de Guaraná Antarctica, incluindo reações irreverentes ao produto, levando o espírito do Carnaval para o digital. ( guaraná 04  )

.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Blocos e Sapucaí –  A marca amada pelos brasileiros vai colocar seu sabor na folia patrocinando blocos em cidades diferentes. Em São Paulo, Monobloco (23/2), Bloco do Pasmado (23/2) e Explode Coração (2/3). Em Belo Horizonte, Quando come se Lambuza (1/3), Lagum (2/3), Lamparina (3/3). Já no Rio de Janeiro, a marca estará presente no Bloco Vagalume (04/03) e o Bloco da Ludmilla (4/3). Além disso, a marca estará na Sapucaí, de olho nos desfiles das escolas cariocas, com ativações inéditas no “Nosso Camarote”.

Filme

FICHA TÉCNICA  

Título do material: Serpentina e Boneco de Olinda – Carnaval 

Agência: CPB – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL

Cliente: Guaraná Antarctica – Daniela Cachich, Juliana Grinberg, Guilherme Poyares, Luiza Lira, Stephanie Tajiki, Carolina Fernanda e Gabriela Sebba

Produto: Carnaval 2025

CCO: André Kassu e Marcos Medeiros

Direção de Criação: Ana Novis 

Criação Filme: André Kassu e Marcos Medeiros

Criação Campanha: Ricardo Barros, Breno Ferreira, Gustavo Guives, Nathalie Lourenço e Hany Souza

Estratégia e Dados: Renata Serafim, Michele Gruc, Tiago Tuiuiu e Natalia Cintra.

Atendimento: Wilson Negrini, Thais Pedro, Gabriel Redigolo e Júlia Sariev

Projetos: Henrique Salvadori e Victoria França 

Mídia: Tony Arbex, Marcela Ferreira, Cintia Mavro, Rose Silva e Maria Eduarda

PR: Laize Lima

Produção Gráfica: Douglas Covino, Marcelo Tomioka e Ricardo Sanches

Produtora de Imagem: THE YOUTH

Produtora de áudio: Jamute

Nova estação da Cesan dobra a capacidade de tratamento de esgoto em Vila Velha – O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), inaugurou a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçás, em Vila Velha, transformando-a na maior e mais moderna do Estado. Com investimento de R$ 215 milhões, a ETE agora opera com capacidade de 900 litros por segundo, mais que o dobro da capacidade anterior de 400 litros por segundo. Serão beneficiados diretamente mais de 580 mil habitantes. A solenidade de inauguração realizada na manhã de sexta-feira passada, diaa 21 de fevereiro, teve a participação do governador Renato Casagrande; do presidente da Cesan, Munir Abud; do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; entre outras autoridades. A nova ETE de Araçás é um exemplo de inovação e sustentabilidade. Equipada com tecnologia de última geração, incluindo um processo preliminar alemão e um sistema de desinfecção ultravioleta israelense, a estação garante alta eficiência no tratamento do esgoto e o mínimo impacto ambiental.

.Melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente  – Além de contribuir para a melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente, o investimento fomenta o desenvolvimento econômico local e possibilita a extensão dos serviços de esgotamento sanitário para novos bairros “Estamos fazendo uma transformação em Vila Velha. Os investimentos em saneamento básico são extraordinários. Não existia a expectativa de universalização do esgoto de Vila Velha e até o ano que vem teremos mais de 90% de esgoto coletado e tratado na cidade. Investir em saneamento é cuidar da qualidade de vida, é cuidar do meio ambiente e principalmente, cuidar da saúde. Por isso, vamos seguir fazendo e mudando a vida das pessoas”, afirmou o governador Casagrande. A estação garante que o efluente tratado seja devolvido ao Rio Jucu com qualidade superior aos padrões exigidos pela legislação ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a proteção dos recursos hídricos.

Na nova ETE, o gás produzido pelo próprio esgoto será usado para secar a lama que sobra do tratamento –  contribuindo para a economia de energia. E para que não haja cheiro ruim, o gás passará por um sistema de limpeza, que usa tanto processos químicos quanto naturais, garantindo que o ar fique limpo. A obra de ampliação durou 32 meses e gerou 300 empregos diretos. “Inauguramos hoje a nossa maior estação de tratamento do Espírito Santo, um passo importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Com a nova capacidade de tratamento, Vila Velha está preparada para o crescimento populacional e o desenvolvimento imobiliário e industrial, garantindo um futuro mais limpo e saudável para todos. Vale destacar que os equipamentos da nova estação foram projetados para minimizar o consumo energético e a geração de resíduos”, comentou o presidente da Cesan, Munir Abud. (foto) Também estiveram presentes o deputado federal Dr. Victor Linhalis; os deputados estaduais Mazinho dos Anjos e Janete de Sá; os secretários de Estado, Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo) e Marcos Aurélio Soares da Silva (Saneamento, Habitação e Desenvolvimento UrbaNISMO.

Volta às aulas: Vanish estreia curta-metragem com “alerta” sobre as manchas invisíveis do bullyingVanish, marca líder global¹ e sinônimo da categoria de tira-manchas, apresenta um curta-metragem emocionante que explora as profundas consequências do bullying e destaca a importância de conversas sinceras entre pais e filhos. A estreia aconteceu durante o Festival Maquinaria, no Rio de Janeiro, em uma edição especial no dia 15 de fevereiro, com programação voltada para famílias. No centro da história está uma criança que enfrenta bullying na escola, mas guarda o sofrimento em silêncio. O isolamento transforma tristeza em insegurança, criando marcas emocionais invisíveis que só crescem com a ausência de diálogo. Quando a mãe percebe manchas no uniforme do filho, essas marcas se tornam o ponto de partida para uma conversa reveladora. À medida que as palavras encontram espaço, as manchas começam a sumir.

Animação criada pela BETC HAVAS e produzida pela Vetor Zero/Lobo  – A iniciativa se alinha à campanha #VanishSalvaSeuUniforme, que, há três anos no período de volta às aulas, se comunica com pais e mães ao se posicionar como uma marca parceira na conservação dos uniformes escolares. Este ano, Vanish decidiu ampliar a conversa, trazendo o bullying para o debate como a verdadeira mancha que pode impactar a vida de uma criança. Idealizado pela BETC HAVAS com produção da Vetor Zero/Lobo, o curta será exibido durante os trailers em cinemas a partir do dia 20 de fevereiro e estará no streaming e digital. Além do filme, a campanha ainda contará com ações no out-of-home e também nas escolas, por meio da parceria com a Abrace – Programas Preventivos, organização fundadora do programa Escola Sem Bullying, que prepara instituições há 12 anos com recursos para combater a violência escolar. A colaboração também contará com um e-book que será disponibilizado para educadores, alunos e famílias para fomentar o diálogo sobre o assunto. Além disso, serão disponibilizados livros paradidáticos, curso sobre prevenção ao bullying e planos de aula exclusivos para professores trabalharem a temática em escolas.

O bullying é um comportamento nocivo  – “Queremos unir impacto social e relevância prática em algo significativo e duradouro para o público. Vamos alertar sobre os sinais de bullying e incentivar uma postura mais atenta e aberta no diálogo com as crianças. As únicas manchas nos uniformes devem ser resultado de brincadeiras e diversão, nunca de violências e abusos que geram marcas emocionais”, diz Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish na Reckitt Hygiene Comercial. “O bullying é um comportamento nocivo, que ocorre geralmente de forma sutil e velada. Para preveni-lo é necessário dar a devida visibilidade ao assunto, abordando o tema de maneira clara e consistente. Temos certeza de que, por meio dessa parceria tão importante com Vanish, milhares de educadores, famílias, crianças e adolescentes terão uma melhor compreensão do problema, que afeta a tantos estudantes no Brasil, oportunizando lidar com o bullying de maneira eficaz, dando voz todos aqueles que precisam de ajuda”, declara Benjamim Horta, Diretor da Abrace – Programas Preventivos e Fundador do Escola Sem Bullying.

O diálogo é uma arma potente contra o bullying  – “Segundo pesquisas, manchas no uniforme podem ser um dos sinais do bullying, somadas a outros sinais, como estojos e cadernos danificados, mudança de comportamento ou queda de desempenho nas notas da criança ou adolescente. Por isso, esse alerta é extremamente importante. Mães e pais devem estar atentos e conversar. O diálogo é uma arma potente contra o bullying. Se Vanish sempre cuidou do branco impecável dos uniformes escolares, queremos mostrar que o cuidado vai além do tecido”, comenta Sophie Schönburg, Vice-presidente de Criação da BETC HAVAS.

A animação tem um aspecto lúdico que permite expor assuntos complexos de forma leve  – “Criar esse curta para Vanish foi um desafio que nos emocionou profundamente. Desde o roteiro até a finalização, buscamos trazer sensibilidade e respeito ao tema do bullying, traduzindo essa realidade de forma visual e impactante durante o período de Volta às Aulas. Produzir com parceiros como a Vetor e a Abrace nos permitiu explorar as emoções das crianças e famílias de uma maneira única, tornando cada frame um convite à reflexão. Foi uma honra contribuir para essa iniciativa tão necessária”, disse Juliano Almeida, Diretor de Criação da BETC HAVAS. “A animação tem um aspecto lúdico que permite expor assuntos complexos de forma leve. A técnica perfeita para contar essa história, que tem um tema relevante e denso, mas precisava ser contada de uma forma sutil’’, comenta Gabriel Nóbrega, Sócio e Diretor de Cena da Vetor Zero/Lobo. 

Filme

Ficha Técnica

Agência: BETC HAVAS

Título: Mancha Teimosa

Anunciante: Reckitt

Produto: Vanish     

Duração: 2:45   

CCO: Erh Ray

VPs de Criação: Alexandre Vilela (Xã) e Sophie Schönburg

Diretores de Criação: Juliano Almeida e Paula Junqueira

Criação: Adriana Martins, Ricardo Montes, Maria Clara Cardão,

Vinícius Oliveira, Marconi Filho, Kaynã Michelin

Marcas & Negócios: André Gomes, Paula Basso, Vitoria Favaron, Gustavo Sampaio

Canais & Engajamento: Erika Cabral, Gabriel Roveri, Guilherme Cesca, Leticia Gonzalez, Jessica Aono

Estratégia: Gustavo Leite, Irina Didier, Dalton Campos, Nádia Cardoso e Letícia Castro

Conteúdo: Carina Nascimento e Gabrielly Simião

Produtora: Vetor Zero/Lobo

Direção: Gabriel Nóbrega e Pedro Conti

Direção de Novos Negócios: Luiz Braga

Diretora de Projetos: Márcia Guimarães

Gerente de Projetos: Rubia Elias, Carolina Gorga

Montagem: Eduardo Silva

Motion: Luiz Ferreira

Composição: Diogo Girondi e José Eduardo Ambrósio

Cor: Letícia Blanco

Finalizador: Eduardo Silva e Ricardo Vaz

Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli

Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly Lopes

Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares

Estratégia de Conteúdo: Mat Rodrigues

Animatic: Márcio Guerra

Concepts 2D: Marcos Felix, João Capoulade, Ivan Freire

Props 2D: Wilson Panassi, Rafael Fernandes

Game: Diogo Kalil

Coordenação de equipe 3D: Ana Mendes

Coordenador de 3D: Franck Falgueyrac e Diego Esteves

Lead Modelo 3D: Tiago Mesquita

Modelo 3D: Tiago Mesquita, Diego Esteves, Lucas Lira, Natan Zuanaci e Natan Ernani

Lead Rigging: Rafael Dias

Rigging: Rafael Dias, Rafael Shiva e Gabriel Nakata

Lead Animação: Larissa Paz e Michael Maron

Animação: Larissa Paz, Michael Maron, Camila Silva, Camila Fazolin, André Lorenzini, Chan Tong, Mendel Mendes e Fabiano Gama

Render: Diego Esteves e Mauricio Pirillo

Matte Painting: Ricardo Riamonde

Lead Simulação: Luiz Duarte

Simulação: Luiz Duarte e Eduardo Dutra

LookDev: Diego Esteves, Tiago Mesquita, Lucas Lira e Mauricio Pirillo 

Produtora de Som: DaHouse Audio

Compositor: Lucas Mayer e Silvinho Erné

Produtor Musial: Lucas Mayer e Silvinho Erné 

Mix e Sound Design: Lucas Mayer e Rodrigo Deltoro

Produção Executiva: Lucas Mayer, Andrea Oliveira e Carol Masseti

Aprovação/cliente: Renata Vieira, Ana Paula Tintim, Ricardo Monteiro, Renato Gonçalves e Juliana Verginelli

Dídimo Effgen Colunista
Colunista
Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.