Cotidiano

Calor faz trilhos derreterem e trem descarrilhar no Rio

Empresa responsável pelo trem informou que a temperatura na linha férrea chegou a 71ºC e fez os trilhos dilatarem

Trilhos dilataram por conta do calor
Foto: Reprodução / TV Vitória

Um trem do ramal Guapimirim, no Rio de Janeiro, descarrilou na tarde desta quinta-feira, 20, e tombou nas proximidades da estação Parque Estrela, em Magé, cidade da Baixada Fluminense. Ninguém ficou ferido na ocorrência e todos os passageiros foram retirados em segurança.

Por causa do acidente, a circulação do modal, que fazia o trajeto Saracuruna x Guapimirim, precisou ser suspensa. Até o início da noite, equipes da SuperVia, empresa responsável pelo trecho, estavam no local para realizar os reparos e normalizar o serviço.

LEIA TAMBÉM

Papa completa uma semana internado e tem melhora ligeira, diz Vaticano
Filhotes de ave silvestre rara nascem em reserva no ES; veja vídeo
Cesan inaugura maior estação de tratamento de esgoto do ES

Em nota, a SuperVia explica que o acidente foi provocado pela alta temperatura registrada na linha férrea, que chegou a 71°C. O calor, segundo a empresa, provocou a “flambagem dos trilhos”.

Explicação

A dilatação dos trilhos causada pelas temperaturas elevadas são chamadas, tecnicamente, de “ensarilhamento”. Em um vídeo divulgado pela própria SuperVia no ano passado, uma das maquinistas da empresa explica o fenômeno.

“O normal do trilho é que ele esteja reto. Quando acontece a dilatação pela alta temperatura, ele fica em uma situação semelhante como essa”, diz a funcionária Priscila, apontando para uma parte da linha com uma curvatura em “S”.

“Dessa maneira, nós não podemos seguir viagem. Temos que parar para que haja o conserto do trilho”, acrescentou.

O Rio de Janeiro vem sendo atingido por uma onda de calor esta semana, que faz o Estado registrar recordes de altas temperaturas. Na segunda-feira, 17, a capital fluminense atingiu o Nível de Calor 4 (a escala vai de 1 a 5), acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C.

A cidade de Magé registrou um calor que variou entre 34°C e 37°C no início da tarde desta quinta, quando aconteceu o acidente, por volta das 14h40. Para esta sexta-feira, a previsão é de que a cidade tenha máxima de 34°C e mínima de 24°.