"Abril Azul"

Caminhada em Camburi vai reunir mais de 5 mil para promover inclusão de autistas

Evento da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) acontece no próximo domingo a partir de 8h. Veja como participar

Caminhada Amaes
Foto: Divulgação/Amaes

Abril é o mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), celebrado nesta quarta-feira (02), e no próximo domingo (06) vai acontecer a Caminhada da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), na orla de Camburi, em Vitória.

A associação espera reunir mais de 5 mil pessoas na caminhada, que tem como tema “Empatia hoje e sempre”, para promover a inclusão social das pessoas com TEA.

LEIA TAMBÉM:

Para a presidente da associação, Pollyana Paraguassú, ainda existem muitas barreiras para quebrar quando o assunto é Transtorno do Espectro Autista.

Embora o TEA seja cada vez mais discutido e conhecido, ainda há barreiras a serem quebradas. O caminho para transformar essa realidade passa pela empatia. Queremos ampliá-la para diferentes círculos e espaços, pois ela é fundamental para promover a inclusão, disse.

O mês ficou conhecido como “Abril Azul”, e essa “onda azul”, cor utilizada para representar o movimento, irá movimentar a Avenida Dante Michelini. Mas a proposta é destacar a importância de se pensar nas pessoas com TEA não só em abril, mas diariamente.

“Precisamos falar sobre isso constantemente, abraçar a causa e ampliar nosso olhar para além de um único mês”, ressalta Pollyana.

A caminhada começará às 8h30, com a concentração marcada para às 8h, no Píer de Iemanjá, no início da orla. O evento seguirá até a altura do Hotel Aruan, onde ocorre a dispersão.

Para adquirir a camiseta, o interessado poderá comprar nas unidades da Amaes espalhadas pelo Espírito Santo ou também na loja da associação, localizada no Shopping Vitória. Ela custa R$ 50.

Além disso, o evento terá atividades como recreação infantil, brincadeiras, distribuição de picolés e pipoca, além de muita interação ao ar livre.

Confira os endereços das unidades da Amaes

Aracruz – Rua Luíza Modenezi, nº 47, Bela Vista
Cariacica – Rua Ipanema, nº 10, Santa Cecília
Serra – Rua Rio Negro, nº 143, Hélio Ferraz
Viana – Rua Aspázia Varejão Dias, nº 227, Centro
Vila Velha – Rua Cabo Aylson Simões, nº 970, Centro
Vitória – Av. Fernando Ferrari, nº 2115, Goiabeiras

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)