Cotidiano

Cão herói da PM, Messi se aposenta e curte dias na praia

Fora da vida policial, Messi curte a vida ao lado do tutor, cabo Adriano, com quem dividiu a carreira

Fora da vida policial, Messi curte a vida ao lado do tutor, cabo Adriano, com quem dividiu a carreira

Reprodução/Arquivo Pessoal
Fora da vida policial, Messi curte a vida ao lado do tutor, cabo Adriano, com quem dividiu a carreira Reprodução/Arquivo Pessoal

Para alguns, a aposentadoria ainda é um sonho distante, há muito chão a ser percorrido na vida profissional para poder finalmente se deitar em uma rede, se esticar numa cadeira, e curtir o tão merecido descanso.

Esse não é um problema para Messi, cão herói da Polícia Militar, que desde o dia 1º de fevereiro, já curte a vida longe do estresse da vida de policial, curtindo seus dias na praia.

LEIA TAMBÉM:

>> Papa Francisco envia mensagem de áudio a fiéis: “Obrigado pelas orações”

>> “Gol” de Messi: cachorro ajuda PM a flagrar meia tonelada de maconha em Cachoeiro

>> Cães heróis da PM, Messi e Sindi, são homenageados por combate ao crime

O cão, que divide nome com o craque argentino Lionel Messi, também foi um gênio em sua área de atuação. Em seis anos de serviço na PM, comemorou grandes feitos.

Dentre eles, quando ajudou militares a apreenderem mais de meia tonelada de maconha e armas escondidas dentro de uma caixa de som.

Messi atuava em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, onde serviu por seis anos. Ele foi para cidade aos dois anos, para trabalhar ao lado da PM.

Atualmente ele é tutorado pelo cabo Adriano Rovetta. A dupla, inclusive, foi considerada a melhora patrulha K9 em 2024. Após a aposentadoria, Messi foi adotado pelo militar.

“Estou de férias e ele fica comigo, este fim de semana eu estava na praia com ele. Ele adora correr na praia e brincar com os cocos”, conta o tutor.

A aposentadoria

Messi se aposentou no dia 31 de janeiro, em uma solenidade no Batalhão de Ações com Cães, em Vitória.

A homenagem contou com presença do do Comandante-Geral da Polícia Militar, Douglas Caus. Antes de partir para aposentadoria, é lido um documento que conta todos os feitos do cão herói.

É muito satisfatório olhar para trás, nesses seis anos que ele ficou em atividade no 9º BPM, e ver tudo que ele fez, poder mensurar em apreensões o tanto que ele foi significativo pra segurança da nossa região. Messi foi o primeiro cão efetivo do 9BPM, sendo assim abriu portas, quebrou paradigmas e mostrou a efetividade do patrulhamento k9, tanto do ponto de vista operacional como social, conta o cabo Adriano.

O cão precisou se aposentar após passar por uma cirurgia de displasia coxofemoral. De acordo com o cabo Adriano, no entanto, a operação foi um sucesso e o cão se recuperou tranquilamente.

A aposentadoria, de acordo com o tutor, tem sido a melhor possível para o policial de quatro patas, fazendo tudo o que gosta.

“A palavra aposentadoria é significativa pra nós humanos, para o cão, se traduz em introduzir rotinas que ele goste, assim como gostava de sair pra patrulhar, para que ele possa continuar aproveitando a vida fazendo o que gosta, que é farejar, andar e correr. “