O mundo todo voltou os olhos para o Vaticano após a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21). Com a situação, capixabas que estão no país relataram um intenso clima de comoção entre moradores e turistas.
Leia também:
> “Último papa antes do fim do mundo”: morte de Francisco traz de volta antiga profecia
> Caixão de madeira e enterro fora do Vaticano: como será o funeral do papa Francisco
> Paz em Gaza e na Ucrânia foi último apelo de papa Francisco
A jornalista, Luciane Ventura, está de férias com a família na Europa desde o dia 17 de abril e visitou Roma na segunda-feira (21), dia da morte do papa.
“Hoje eu vim direto na Basílica para ver a movimentação. A gente vai ficar aqui até sexta-feira, então, certamente, a gente vai participar do velório e da visitação pública para se despedir do Papa, que era um querido”.
Católica, Luciane afirma que esse é um momento histórico que ela está tendo a oportunidade de viver.
Em entrevista a reportagem da TV Vitória a jornalista, Thaynara Lebarchi, que está na cidade de Milão, localizada no Norte da Itália, afirmou que o clima é de comoção.
O clima foi mesmo de comoção. Muitas pessoas foram até a igreja rezar em Milão. Além disso, durante todas as missas do dia colocaram as intenções pela alma do papa.
O engenheiro civil, Márcio Vitali, descreveu que a notícia da morte de Francisco surpreendeu os italianos um dia após a aparição do pontífice na missa de Páscoa.
“A notícia do falecimento do papa chegou na Itália por volta das 7h30 da manhã, ao mesmo tempo que os italianos já esperavam, a notícia chegou com certa surpresa após a aparição do papa na missa de Páscoa“.
Papa morreu em decorrência de um AVC
O Vaticano divulgou na tarde desta segunda-feira (21) as causas da morte do papa Francisco. De acordo com comunicado oficial da Santa Sé, o pontífice faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiocirculatório irreversível.
Francisco estava em sua residência na Domus Santa Marta, onde se recuperava de mais de um mês de internação devido a um quadro grave de pneumonia. O óbito foi confirmado às 7h35 no horário de Roma (2h35 no horário de Brasília) pelo cardeal Kevin Farrell, que assume a Igreja Católica até o conclave que escolherá o novo papa.
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/ Record