Cotidiano

Capixabas na Itália relatam clima de comoção após a morte do papa Francisco

Capixabas relatam clima intenso de comoção entre italianos e turistas após a morte do papa Francisco

Foto de arquivo de 26072013 do Papa Francisco ao proferir a oração do Ângelus da sacada do Palácio São Joaquim, no bairro da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro, durante visita ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
Papa Francisco morreu na segunda-feira (Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo)

O mundo todo voltou os olhos para o Vaticano após a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21). Com a situação, capixabas que estão no país relataram um intenso clima de comoção entre moradores e turistas.

Leia também:

> “Último papa antes do fim do mundo”: morte de Francisco traz de volta antiga profecia

> Caixão de madeira e enterro fora do Vaticano: como será o funeral do papa Francisco

> Paz em Gaza e na Ucrânia foi último apelo de papa Francisco

A jornalista, Luciane Ventura, está de férias com a família na Europa desde o dia 17 de abril e visitou Roma na segunda-feira (21), dia da morte do papa.

“Hoje eu vim direto na Basílica para ver a movimentação. A gente vai ficar aqui até sexta-feira, então, certamente, a gente vai participar do velório e da visitação pública para se despedir do Papa, que era um querido”.

Católica, Luciane afirma que esse é um momento histórico que ela está tendo a oportunidade de viver.

Luciane está no Vaticano (Foto: Acervo pessoal)

Em entrevista a reportagem da TV Vitória a jornalista, Thaynara Lebarchi, que está na cidade de Milão, localizada no Norte da Itália, afirmou que o clima é de comoção.

O clima foi mesmo de comoção. Muitas pessoas foram até a igreja rezar em Milão. Além disso, durante todas as missas do dia colocaram as intenções pela alma do papa.

O engenheiro civil, Márcio Vitali, descreveu que a notícia da morte de Francisco surpreendeu os italianos um dia após a aparição do pontífice na missa de Páscoa.

“A notícia do falecimento do papa chegou na Itália por volta das 7h30 da manhã, ao mesmo tempo que os italianos já esperavam, a notícia chegou com certa surpresa após a aparição do papa na missa de Páscoa“.

Papa morreu em decorrência de um AVC

O Vaticano divulgou na tarde desta segunda-feira (21) as causas da morte do papa Francisco. De acordo com comunicado oficial da Santa Sé, o pontífice faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiocirculatório irreversível.

Francisco estava em sua residência na Domus Santa Marta, onde se recuperava de mais de um mês de internação devido a um quadro grave de pneumonia. O óbito foi confirmado às 7h35 no horário de Roma (2h35 no horário de Brasília) pelo cardeal Kevin Farrell, que assume a Igreja Católica até o conclave que escolherá o novo papa.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/ Record

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória